metropoles.com

Vídeo. Rei Charles III é chamado de genocida por senadora australiana

Senadora de origem aborígene Lidia Thorp protestou no Parlamento australiano após discurso do rei. Austrália foi colônia britânica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Montagem com fotos coloridas de rei Charles III e senadora aborígene australiana Lidia Thorp - Metrópoles
1 de 1 Montagem com fotos coloridas de rei Charles III e senadora aborígene australiana Lidia Thorp - Metrópoles - Foto: Reprodução

A senadora de origem aborígene australiana Lidia Thorp foi retirada de uma recepção parlamentar para o Rei Charles III e a rainha consorte Camilla, em Canberra, capital da Austrália, antiga colônia britânica, após gritar em direção ao casal: “Esta não é sua terra” e “você não é meu rei”.

Assista ao momento:

 

Charles III e Camilla fazem uma visita diplomática de cinco dias à Austrália. Nesta segunda-feira (21/10), o rei britânico discursou no Parlamento do país. Ao final de seu discurso, Lidia Thorpe surgiu protestando: “Este não é o seu país”.

“Vocês cometeram genocídio contra nosso povo. Devolva nossa terra. Devolva o que vocês roubaram da gente. Nossos ossos, nossos crânios, nossos bebês, nosso povo. Vocês destruíram nossa terra. Dê a nós um tratado. Queremos um tratado neste país. Vocês são genocidas. Esta não é a sua terra! Esta não é a sua terra! Você não é meu rei! Você não é nosso rei!”, acusou a senadora.

A Austrália foi colônia britânica por mais de um século, entre o século 18 e o ano de 1901, período em que milhares de aborígenes foram assassinados e comunidades inteiras deslocadas. Apesar de ter conquistado independência no início do século 20, a Austrália nunca se tornou uma república de direito pleno, já que Charles III ainda é o chefe de Estado da nação.

A senadora aborígene australiana Lidia Thorp pede um tratado com os aborígenes da Austrália e os habitantes das ilhas do Estreito de Torres – um tratado entre australianos aborígenes e não-aborígenes – com foco na campanha “pague o aluguel” para reparações aos povos originários.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?