Vídeo recém-publicado mostra cenas inéditas do dia da morte de Senna
Um fã que assistiu ao GP de San Marino de 1994 da arquibancada resolveu digitalizar e publicar suas filmagens amadoras no YouTube
atualizado
Compartilhar notícia
Cenas inéditas do dia da morte de Ayrton Senna foram publicadas na internet 22 anos depois. Um fã que assistiu ao GP de San Marino de 1994 da arquibancada resolveu digitalizar e publicar, no último dia 17 de janeiro, suas filmagens no YouTube. Os vídeos foram divulgados pelo blog inglês WTF1 e impressionou os fãs do automobilismo pelo valor histórico.
Thomas Gronvold estava na arquibancada da reta dos boxes de Imola no fatídico fim de semana que matou dois pilotos. Nas imagens, é possível ver momentos depois do acidente do austríaco Roland Ratzemberger, que morreu durante o treino de qualificação, um dia antes da corrida que mataria Senna.
No vídeo gravado no domingo (1º) estão as cenas mais raras. Na largada, dá para ver o piloto português Pedro Lamy batendo forte contra a Benetton de JJ Lehto. O acidente deixou os dois carros destruídos e pedaços de metal chegaram a acertar espectadores e um policial na bancada do circuito.
Momentos depois, após a bandeira vermelha ser agitada por conta do acidente de Senna, a câmera de Gronvold mostra Gerhard Berger — piloto da Ferrari na época e muito amigo do brasileiro — correndo em direção aos boxes.
Outra cena que chama a atenção é a festa dos torcedores pela vitória de Michael Schumacher. Segundo o autor do vídeo, apesar de algumas informações esparsas, ninguém havia sido oficialmente informado da morte de Senna.
Grande Prêmio de San Marino de 1994
O GP foi realizado em 1º de maio, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, Ímola, na Itália. Foi a terceira corrida da temporada de Fórmula 1 de 1994. O fim de semana foi marcado por três grandes tragédias: a morte do piloto austríaco Roland Ratzenberger, o acidente que deixou o piloto brasileiro Rubens Barrichello seriamente ferido e a morte do tricampeão mundial Ayrton Senna.
Veja os vídeos:
Com informações da Folha de São Paulo.