metropoles.com

Vídeo: parlamentares de extrema direita invadem prisão em Israel

Os parlamentares protestavam contra a investigação relativa a suposto abuso a prisioneiros cometido por soldados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Imagem colorida da invasão de Sde Teiman - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da invasão de Sde Teiman - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Parlamentares de extrema direita e alguns manifestantes invadiram um centro de detenção israelense para palestinos, após o exército de Israel confirmar que alguns dos soldados estavam sendo investigados por supostos abusos cometidos contra um prisioneiro.

Vídeos que circulam nas redes sociais (assista abaixo) mostram o momento que a base de Sde Teiman, no deserto de Negev, em Israel, é invadida por Zvi Sukkot, membro de extrema direita do Knesset e diversos manifestantes, enquanto os guardas tentavam impedir.

Em um comunicado, as Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram que a Divisão de Investigação Criminal da Polícia Militar (MPCID) está investigando o “suspeito de abuso substancial de um detento” na base em que prisioneiros de Gaza estavam sendo mantidos em condições extremas.

“A invasão na Base Sde Teiman é extremamente séria e contra a lei”, disse o tenente-general Herzi Halevi, Chefe do Estado-Maior Geral das IDF, em um comunicado,

O tenente-general ainda destacou que os militares estavam “trabalhando para restaurar a ordem na base”.

“Invadir uma base militar e perturbar a ordem ali é um comportamento severo que não é aceitável de forma alguma. Estamos no meio de uma guerra, e ações desse tipo colocam em risco a segurança do Estado”, afirmou Herzi Halevi.

Em resposta à invasão, o líder da oposição à extrema direita, Yair Lapid, afirmou que foi uma atitude de “perigosa criminalidade que enfraquece e desmantela as IDF; enfraquece e desmantela o estado de Israel, corroendo os alicerces do nosso poder por dentro. O país está enfrentando uma ameaça existencial se essas pessoas não saírem do governo e de nossas vidas”, comentou no X, antigo twitter.

O presidente Isaac Herzog também realizou duras críticas aos representantes eleitos por terem se envolvido e por ter encorajado o que ele disse ser um “ato perigoso, ilegal e irresponsável”.

Veja o vídeo da invasão

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?