metropoles.com

Vídeo: no frio, canadenses reagem e bloqueiam comboios antivacina

País vive onda de manifestações contra o passaporte vacinal e medidas de contenção da Covid. Contrários ao movimento cobram ação do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter/@CTVMason
canada
1 de 1 canada - Foto: Reprodução/Twitter/@CTVMason

Canadenses insatisfeitos com a persistência de ocupações promovidas por manifestantes antivacina estão se organizando afim de bloquear o chamado “comboio da liberdade”, que se iniciou há pouco mais de duas semanas, quando o governo anunciou a exigência de passaporte vacinal para caminhoneiros que circulam entre Estados Unidos e Canadá. Opositores militantes críticos às medidas de contenção da Covid-19 se uniram à categoria, dando força ao grupo.

O epicentro é na capital canadense, Ottawa, onde caminhoneiros ocupam há 17 dias áreas centrais da cidade e pressionam o governo do primeiro-ministro Justin Trudeau a relaxar exigências vacinais e medidas de distanciamento social. A reclamação inspirou críticos do governo e negacionistas de outras cidades do país, como Vancouver, Montreal e Windsor, que fica na divisa com os EUA e teve a ponte que a liga ao país vizinho bloqueada pelos manifestantes no início da última semana.

Com autorização judicial e sob pressão dos EUA, que sentem o impacto do bloqueio no comércio entre os dois países, a polícia canadense começou no sábado (12/2) a desobstruir a ponte Ambassador. Sem violência ou instrumentos de persuasão como gás lacrimogêneo e bombas, os policiais de Windsor empurraram lentamente os manifestantes para fora da ponte, em uma ação que foi concluída neste domingo (13), reestabelecendo a abertura da fronteira pela qual circula 25% do comércio terrestre entre Canadá e EUA.

“Faça Ottawa chata de novo”

Os canadenses que se opõem ao comboio da liberdade estão indo às ruas desde sábado, em várias cidades, para pedir o fim das ocupações antivacinação e até bloqueando o grupo.

Em Vancouver, na Colúmbia Britânica, ciclistas estão bloqueando uma via no caminho do comboio. Em Ottawa, esses contraprotestos começaram sábado e estão ganhando volume ao longo deste domingo, apesar do frio de -14º que castiga a cidade. Parados na rua, os manifestantes impedem a circulação dos militantes antivacina.

Veja no vídeo:

Nos cartazes, há frases como “liberdade é diferente de egoísmo”, “caminhoneiros, vão para casa”, “Não há liberdade individual sem responsabilidade coletiva” e “faça Ottawa chata de novo”.

manifestante anti antivacina
Manifestante em Ottawa, no Canadá

Veja mais imagens dos protestos contrários ao movimento antivacina no Canadá em postagens no Twitter de participantes:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?