Vídeo: Nasa e SpaceX lançam foguete rumo à Estação Espacial
A missão espacial Crew-5 tinha sido adiada no fim de setembro devido à aproximação do furacão Ian, nos Estados Unidos
atualizado
Compartilhar notícia
A Nasa, em parceria com a empresa de sistemas aeroespaciais SpaceX, lançou, nesta quarta-feira (5/10), o foguete Falcon pela missão espacial Crew-5, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento aconteceu no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Estados Unidos.
A viagem espacial conta com a comandante da agência norte-americana Nicole Mann e Josh Cassada como piloto. Além disso, o foguete conta com outros tripulantes, como o astronauta Koichi Wakata, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa), e a cosmonauta da agência russa Roscosmos Anna Kikina.
“Missões como a Crew-5 são a prova de que estamos vivendo uma era de ouro da exploração espacial comercial. É uma nova era impulsionada pelo espírito de parceria, alimentada pela engenhosidade científica e inspirada pela busca por novas descobertas”, afirmou o administrador da Nasa Bill Nelson.
Durante a viagem à Estação Espacial Internacional, os tripulantes do foguete Falcon irão realizar mais de 200 experimentos científicos e demonstrações de tecnologia. Os astronautas passaram vários meses a bordo da estação realizando novas pesquisas científicas em áreas como saúde cardiovascular, bioimpressão e comportamento de fluidos em microgravidade para se preparar para a exploração humana além da órbita baixa da Terra.
Durante o voo do Dragon, a SpaceX irá monitorar uma série de manobras automáticas da nave espacial de seu centro de controle de missão em Hawthorne, Califórnia, e as equipes da Nasa irão acompanhar as operações da estação espacial durante todo o voo do Centro de Controle de Missão no Centro Espacial Johnson da agência em Houston.
A missão espacial Crew-5 será o sexto voo de astronauta lançado em parceria entre a empresa do bilionário Elon Musk com a agência espacial norte-americana para a estação espacial.
Confira o lançamento:
Adiamento
A Nasa adiou o lançamento da missão Crew-5 no fim de setembro devido à aproximação do furacão Ian.
Com a passagem da tempestade, a Nasa e a SpaceX mantiveram o cronograma para o lançamento do foguete Falcon.