metropoles.com

Vídeo: na França, deputado leva cigarro de maconha ao Parlamento

Parlamentares discutiam legalização da maconha no país. Presidente Emmanuel Macron já descartou essa possibilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Pixabay
Folhas da maconha
1 de 1 Folhas da maconha - Foto: Reprodução / Pixabay

O deputado François-Michel Lambert levou um cigarro de maconha ao Parlamento francês na terça-feira (4/5) em um debate sobre a legalização da substância. Lambert mostrava um copo com o desenho de uma folha da planta, quando tirou um baseado de dentro do objeto.

Em seu discurso, o parlamentar afirmou que a proibição da maconha é um “fracasso total” e que a “legalização permitiria a diminuição do tráfico e a criação de impostos e de empregos”. Lambert ainda criticou o posicionamento da França em relação à legalização da erva. “Outros países escolheram enfrentar o problema em vez de se esconder”, disse.

O deputado foi repreendido pelo presidente da assembleia e ganhou uma advertência. O ministro do Interior, Gérald Darmanin, também criticou a postura de Lambert: “Você acha que os traficantes que ganham até 60 mil euros, 80 mil euros, 100 mil euros todas as semanas abrirão uma loja e declararão seu dinheiro à Fazenda?”, perguntou o ministro. “Não seja ingênuo”, rebateu.

No dia seguinte, foi apresentado um relatório parlamentar favorável à liberação da maconha, que visava “retomar o controle” da situação diante do tráfico e proteger os menores de idade. Mas o presidente Emmanuel Macron já descartou a legalização e, em vez disso, pediu um “um grande debate nacional sobre as drogas”.

A França é o país que mais consome cannabis em toda a Europa, com 5 milhões de usuários anuais e 900 mil fumantes diários da planta.

No entanto, quem for pego consumindo está sujeito a multas de 3.750 euros (quase R$ 25 mil) e penas de até 1 ano de prisão. Apesar das penalidades, o país não é um dos mais repressivos em relação ao tráfico, uma vez que as políticas focam mais nos usuários do que nos traficantes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?