Vídeo mostra policiais agredindo homem negro nos Estados Unidos
Caso aconteceu em 7 de janeiro, mas imagens foram divulgadas agora. Tyre Nichols morreu três dias após a abordagem violenta
atualizado
Compartilhar notícia
Autoridades da cidade de Memphis, nos Estados Unidos, divulgaram as imagens da ação policial que resultou na morte de um homem negro de 29 anos. Tyre Nichols foi abordado por agentes devido a uma infração de trânsito.
O caso aconteceu em 7 de janeiro, mas as filmagens só vieram a público agora. As imagens, gravadas por câmeras de segurança e dispositivos instalados no uniforme dos policiais, mostram o homem sendo imobilizado e agredido. Em outro ângulo, é possível ver que um agente chuta o rosto de Nichols.
Veja:
Durante a abordagem, o jovem disse que estava com dificuldades para respirar. Ele chegou a ser hospitalizado, mas morreu três dias depois. Os cinco policiais envolvidos na ação foram presos e acusados de homicídio.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reagiu às imagens e classificou o episódio como “profundamente triste”. “É mais uma lembrança dolorosa do profundo medo e trauma, da dor e da exaustão que os negros americanos experimentam todos os dias”, disse.
Em nota divulgada pela Casa Branca, Biden disse ainda que “aqueles que buscam justiça não devem recorrer à violência ou à destruição”. Após a divulgação das imagens, diversas cidades registraram protestos, algumas com conflitos entre manifestantes e a polícia.