Vídeo mostra momento em que crianças são resgatadas na Colômbia; veja
Quatro irmãos com idades entre um e 13 anos estavam perdidos há 40 dias na floresta amazônica da Colômbia e foram resgatados de helicóptero
atualizado
Compartilhar notícia
Um vídeo divulgado pelo Ministério da Defesa da Colômbia neste sábado (10/5) mostra o momento em que os quatro irmãos que estavam desaparecidos há 40 dias na floresta amazônica foram resgatados. As vítimas, que são crianças indígenas entre um e 13 anos, se perderam na vegetação após a queda de um avião.
Os irmãos foram resgatados em um helicóptero a uma altura de 60 metros. Veja:
#AEstaHora comandos de la @FuerzaAereaCol sacan de la espesa selva a los 4 niños. El helicóptero 🚁 está a más de 60 mts de altura. Los árboles 🌳 son muy altos y la visibilidad es casi nula. Van al helipuerto habilitado en medio de la selva para esta operación.
Del helipuerto… pic.twitter.com/P7RYWDV9oi
— Mindefensa (@mindefensa) June 10, 2023
“Neste momento, comandos de Força Aérea da Colômbia retiram as 4 crianças da selva densa. O helicóptero está a mais de 60 metros de altura. As árvores são muito altas e a visibilidade é quase nula. Eles vão para o heliporto montado no meio da selva para esta operação”, diz a publicação.
Gustavo Petro, presidente da Colômbia, se encontrou com as crianças no hospital. O político, em suas redes sociais, compartilhou o momento: “O encontro dos saberes: indígenas e militares. O encontro de forças para um bem comum: a guarda indígena e as forças militares da Colômbia. Respeito pela selva”.
Entenda o caso
O avião com os quatro irmãos caiu na floresta amazônica colombiana em 1º de maio, depois de dar sinais de problemas mecânicos. O piloto da aeronave chegou a reportar problemas no voo, mas desapareceu dos radares logo em seguida.
A perícia encontrou três corpos de adultos mortos no local do acidente, entre eles o da mãe das crianças desaparecidas. Outra vítima era líder da comunidade indígena dos irmãos procurados, que pertencem à etnia Huitoto.
Desde o início das operações, mais de 60 membros das Forças Armadas foram mobilizados na procura. O presidente da Colômbia chegou a divulgar precipitadamente que as crianças haviam sido encontradas depois de uma comunicação instável por satélite com comunidades locais, mas a informação foi desmentida pelas equipes de busca.