Vídeo. Míssil da Ucrânia atinge quartel-general russo na Crimeia
O exército ucraniano reivindica bombardeio a “ataque bem-sucedido” ao quartel-general da frota russa do Mar Negro
atualizado
Compartilhar notícia
A Ucrânia lançou, nessa sexta-feira (22/9), mísseis contra o quartel-general da frota russa na Crimeia, a península ucraniana invadida e anexada por Moscou em 2014. O ataque foi confirmado pelo governador de Sebastopol, na Crimeia, nomeado pela Rússia.
“O inimigo lançou um ataque com mísseis contra o quartel-general da frota”, disse Mikhail Razvozhayev, no Telegram.
Veja:
A Ucrânia afirmou neste sábado (23/9) que o ataque deixou dezenas de mortos e feridos, incluindo militares da alta liderança russos. A Rússia, por sua vez, informou que um militar morreu.
“O trabalho ousado e meticuloso das Forças de Operações Especiais permitiu-lhes atingir o quartel-general da Frota do Mar Negro ‘a tempo e com precisão’ enquanto o pessoal superior da Marinha Russa se reunia na cidade temporariamente ocupada de Sebastopol”, afirmou Kiev, em comunicado.
Alvo de constantes ataques
A Crimeia, tem sido um alvo frequente de ataques ucranianos durante a guerra, que começou quando Moscou enviou dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia, há 19 meses.
Sebastopol é sede do quartel-general da Frota Russa do Mar Negro e maior cidade da península ucraniana. Após o ataque, o prédio foi tomado por um incêndio.
O quartel é muito frequentado por turistas russos, por isso, após os ataques, eles foram orientados a evitar o centro de Sebastopol. Estradas também foram fechadas.
O Ministério da Defesa russo afirmou que cinco drones militares foram interceptados e derrubados.
Na última semana, houve um ataque a uma fábrica que produzia navios de guerras. As incursões militares na cidade tornaram-se mais regulares nos últimos meses de guerra.