Vídeos: míssil atinge prédio residencial em Kiev, capital da Ucrânia
Bombeiros ainda retiram civis de dentro da estrutura, que foi comprometida, mas não há vítimas fatais
atualizado
Compartilhar notícia
Um edifício em Kiev, capital e centro do poder da Ucrânia, foi atingido por um míssil, na manhã deste sábado (26/2). Bombeiros ainda tentam controlar as chamas e resgatam civis de dentro da estrutura. O Ministério do Interior ucraniano afirma que há 35 feridos, mas ninguém morreu.
As paredes de apartamentos nos andares do meio da estrutura parecem totalmente destruídas, e os interiores expostos e destruídos. As calçadas estão cobertas de detritos soltos. O Ministério da Defesa da Ucrânia garantiu que a explosão do míssil foi um crime de guerra da Rússia contra o país.
O momento do impacto do míssil foi registrado por câmeras de prédios vizinhos. Veja imagens:
Vídeos mostram o momento em que prédio residencial de Kiev é atingido pelo que aparenta ser um míssil.
De acordo com o prefeito da cidade, não há vítimas fatais, mas 35 pessoas ficaram feridas. Entre elas, crianças. pic.twitter.com/NODJohLjKx
— Metrópoles (@Metropoles) February 26, 2022
“Noite mais difícil”
Também nessa sexta, em pronunciamento gravado, o presidente do país, Volodymyr Zelensky, alertou que Kiev estava sob perigo de tomada pelos russos e fez um apelo: “Não podemos perder a capital”.
O presidente ucraniano disse acreditar que os conflitos irão se acentuar. “O destino do país será decidido agora. Esta noite será mais difícil do que o dia. Muitas cidades do nosso estado estão sob ataque. Chernihiv, Sumy, Kharkiv, nossos meninos e meninas em Donbass, as cidades do sul, atenção especial a Kiev”, ponderou.
Ele repetiu: “Esta noite será a mais difícil. O inimigo vai com tudo. Devemos resistir. A noite será muito difícil, mas o pôr do sol virá”.
Explosões
A Rússia e a Ucrânia vivem um embate por causa da possível adesão ucraniana à Otan, aliança militar liderada pelos Estados Unidos. Na prática, Moscou vê essa possível adesão como uma ameaça à sua segurança.
Ao longo da tarde, a violência voltou a aumentar. O prefeito da cidade, Vitali Klitschko, afirmou que ao menos cinco explosões foram ouvidas no local, o centro do poder ucraniano. Os disparos ocorreram em um espaço de 3 a 5 minutos.
“A situação agora, sem exagero, é ameaçadora para Kiev. À noite, perto da manhã, será muito difícil”, frisou Klitschko. Ainda de acordo com o prefeito, as explosões parecem vir de uma área próxima ao centro de distribuição de energia da cidade.
Ver essa foto no Instagram