Vídeo: militares dos Estados Unidos testam míssil intercontinental
O Minuteman III, fabricado pela Boeing Co., tem alcance de mais de 9.660 km e capacidade de viajar a uma velocidade de 24 mil km/h
atualizado
Compartilhar notícia
Militares dos Estados Unidos informaram ter feito um lançamento de teste de um míssil balístico intercontinental, o Minuteman III. O evento havia sido adiado diante das tensões com a China em virtude da visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, a Taiwan, no início do mês.
Após a viagem, que foi considerada uma afronta ao governo chinês, Pequim passou a fazer demonstrações de força próximo à ilha, com sobrevoo de aviões militares e disparo de mísseis no Estreito de Taiwan.
Para a Força Aérea americana, o teste mostrou a “prontidão da dissuasão segura e eficaz da força nuclear” do país. O míssil foi disparado da base da Força Espacial Vandenberg, na Califórnia, às 0h49 do horário local. Veja imagens:
De acordo com o órgão, o lançamento faz parte das atividades rotineiras destinadas a “demonstrar que a dissuasão nuclear dos Estados Unidos é segura, confiável e eficaz para deter as ameaças do século 21” e tranquilizar aliados.
“Tais testes ocorreram mais de 300 vezes antes, e este teste não é o resultado de eventos mundiais atuais”, destacou em comunicado.
O Minuteman III, fabricado pela Boeing Co., tem alcance de mais de 9.660 km e capacidade de viajar a uma velocidade de aproximadamente 24.000 km/h.