Vídeo. Líder de governo da Rússia visita igreja alvo de ataques
Chefe da República do Daguestão, Sergei Melikov esteve em uma das igrejas que sofreram ataques terroristas no último domingo (23/6)
atualizado
Compartilhar notícia
Sergei Melikov, líder da República do Daguestão, na Rússia, visitou uma igreja ortodoxa em Derbent. No domingo (23/6), o templo, outras igrejas, uma sinanagoga e um posto policial sofreram ataques de terroristas armados.
Até o momento, foram contabilizadas 19 mortes durante a ação — 15 policiais, três civis e um padre. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o chefe do Daguestão andando dentro do prédio, com vestígios de sangue ainda visíveis no chão. Assista:
“Este é um dia de tragédia para o Daguestão e para todo o país”, disse Sergei Melikov, governador da região do Daguestão, em vídeo publicado no Telegram, na manhã desta segunda-feira (24/6).
O Governo local decretou luto de três dias. Na cidade de Derbent, no Daguestão, o ataque considerado terrorista ocorreu em uma sinagoga- sede da comunidade judaica no local, que é predominantemente muçulmana. O prédio religioso, listado como patrimônio da Unesco, foi incendiado. De acordo com a agência de notícias Tass, os homens também atiraram em duas igrejas ortodoxas próximas. Três civis e um padre acabaram mortos.
Em Makhachkala, capital da República, os atiradores entraram em um posto policial, onde 15 profissionais da segurança acabaram mortos.
Durante ação contra o ataque, seis terroristas foram baleados e mortos. Entre os agressores estavam dois filhos do chefe do distrito central de Sergokala, no Daguestão, afirma a agência Tass. Eles estão detidos.
A República do Daguestão montou um comitê de investigação, que classificou o tiroteio como ataque terrorista. Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ato.