metropoles.com

Vídeo: Kirchner acusa deputado da oposição de envolvimento em atentado

Vice-presidente Cristina Kirchner publicou um vídeo em que aponta envolvimento do parlamentar. Ela foi alvo de um ataque com arma de fogo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Garello/Getty Images
Cristina Kirchner depois de atentado - Metrópoles
1 de 1 Cristina Kirchner depois de atentado - Metrópoles - Foto: Gustavo Garello/Getty Images

Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina, divulgou um vídeo em que acusa o deputado de oposição Geraldo Milman, do partido Juntos pela Mudança, de envolvimento no atentado sofrido por ela, em setembro. A política foi alvo de uma tentativa de assassinato com arma de fogo em frente à própria casa, em Buenos Aires.

Kirchner também contestou a atuação da juíza federal que investiga o caso, María Eugenia Capuchetti, sob argumento de que ela rejeitou supostas provas que apontariam o legislador como um dos mandantes do crime.

“Quero compartilhar com vocês o seguinte vídeo. Como resultado dos eventos que vocês vão ver e ouvir, dei instruções aos meus advogados para contestar a juíza María Eugenia Capuchetti”, postou a vice-presidente na legenda.

As imagens mostram, sob a locução da jornalista argentina Julia Mengolini, supostas circunstâncias ligadas ao caso.

Veja o vídeo:

Segundo vídeo, dias após a tentativa de assassinato, uma testemunha teria ido ao tribunal para prestar informações.

“Ela afirmou que dois dias antes do ataque, no bar Casablanca, na esquina do Congresso Nacional, ouviu o deputado Gerardo Milman dizer, junto a duas mulheres que o acompanhavam, o seguinte: ‘Quando a matarem, vou estar a caminho do litoral'”, descreveu.

A interpretação de Kirchner

Conforme a interpretação feita pela vice-presidente, os depoimentos da testemunha teriam sido verificados judicialmente porque a pessoa de fato estava naquele dia no local e na hora que indicou. Milman, por sua vez, estaria no mesmo bar na data, e no dia seguinte teria viajado para o Costa Atlântica.

A locução questiona a atuação da juíza ao afirmar que o deputado “ainda não foi intimado a depor sobre o ocorrido”.

O vídeo também inclui supostas imagens de câmaras de segurança em que o parlamentar estaria entrando e saindo do bar. Além disso, a publicação informa que ele apresentou um projeto de declaração alertando para a possibilidade de um ataque, 13 dias antes da tentativa de assassinato de Kirchner.

“Milman apresentou um rascunho de declaração alertando que uma pessoa esclarecida poderia realizar um possível ataque à figura de Cristina”, diz.

Em entrevista ao El Clarín, o advogado da vice-presidente José Manuel Ubeira informou que vai tomar providências sobre as acusações na Justiça e que considera, depois de esgotadas “as instâncias nacionais” acionar a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, “para investigar o que não teria sido feito na investigação”.

Entenda o caso

A tentativa de assassinato ocorreu na noite de quinta-feira (1º/9), quando Cristina acenava para simpatizantes na frente de sua casa no bairro da Recoleta, em Buenos Aires. Neste momento, o brasileiro Fernando André Sabag Montiel levanta a mão esquerda com a arma, engatilha e tenta disparar o tiro. Cristina, então, se protege com aos mãos em frente ao corpo.

De acordo com o jornal La Nación, fontes da Polícia Federal afirmaram que o armamento estava pronto para disparar, com o carregador cheio. A numeração estava parcialmente apagada. A arma apreendida na Recoleta, bairro onde ocorreu o atentado, teria sido acionada duas vezes, mas o projétil não saiu.

Segundo a Polícia Federal Argentina, o brasileiro Sabag Montiel tem 35 anos, e foi detido. Ele é apontado pela polícia como o autor da tentativa de disparo. A namorada dele também foi presa. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?