Vídeo: incêndios florestais no Havaí deixam pelo menos 36 mortos
Conforme as autoridades locais, 271 estruturas foram danificadas ou destruídas pelos incêndios florestais na ilha de Maui, no Havaí
atualizado
Compartilhar notícia
Incêndios florestais em Maui, segunda maior ilha do Havaí, Estados Unidos (EUA), deixaram pelo menos 36 mortos nessa quarta-feira (9/8), de acordo com as autoridades locais. Nos últimos dias, uma série de queimadas ocorrem no arquipélago.
O condado de Maui informou que as 36 mortes ocorreram na cidade de Lahaina. No momento, equipes de combatentes seguem no local para conter as chamas. Segundo alguns relatos, pessoas chegaram a pular no mar para fugir dos incêndios.
As chamas se espalharam rapidamente devido à presença de fortes ventos do furacão Dora, que passou pelo sul da ilha. O incêndio durou toda a noite e deixou dezenas de feridos. Conforme as autoridades locais, 271 estruturas foram danificadas ou destruídas pelo fogo.
Veja os registros de habitantes de Maui:
Nessa quarta, a governadora do Havaí, Sylvia Luke, decretou estado de emergência. Escolas e estradas estão fechadas devido às chamas, apenas funcionários de serviços de emergência podem circular na região.
O Serviço Nacional de Metereologia dos EUA afirmou que os incêndios florestais fortaleceram-se graças a uma combinação de: vegetação seca, ventos fortes e baixa umidade.
Veja as fotos dos incêndios florestais:
Autoridades lamentam os incêndios
Nas redes sociais, a governadora do Havaí, Sylvia Luke, lamentou os incêndios na ilha: “Ver a devastação de Kihei e Lahaina em primeira mão foi incrivelmente preocupante e doloroso. Meu coração dói pelas vidas perdidas e pelos entes queridos que eles deixam para trás”.
O presidente dos EUA, Joe Biden, e a primeira-dama, Jill Biden, também prestaram condolências às vítimas, além de agradecerem o trabalho de resgate dos socorristas.
“Jill e eu enviamos nossas mais profundas condolências às famílias que perderam entes queridos nos incêndios florestais em Maui. Nossas orações estão com aqueles cujas casas, empresas e comunidades foram destruídas. Somos gratos aos socorristas que se colocam em perigo para salvar vidas”, diz trecho de comunicado oficial.
O ex-presidente Barack Obama afirmou no Twitter que “é difícil ver algumas das imagens do Havaí – um lugar muito especial para muitos de nós”. Além disso, ele lembrou que a Fundação Comunitária do Havaí continua recebendo doações.