metropoles.com

Vídeo: guia turístico é atacado por onça-pintada na Amazônia

O que seria um passeio tranquilo para observar a vida selvagem da Amazônia, se tornou em um dos dias mais assustadores do guia Fernando Vera

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Tapia Vera
Foto colorida do momento em que guia turístico é atacado por onça-pintada na Amazônia - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do momento em que guia turístico é atacado por onça-pintada na Amazônia - Metrópoles - Foto: Fernando Tapia Vera

O guia turístico Fernando Tapia Vera e três turistas estrangeiros passaram por momentos de tensão ao serem atacados por uma onça-pintada na Amazônia do Peru. O caso aconteceu em 30 de dezembro de 2023, mas o vídeo voltou a viralizar nesta semana. As imagens foram publicadas no Instagram, por meio da conta @tapiafernando00.

“Era um dia ensolarado, estava fazendo uma caminhada introdutória na selva. Eu estava com três turistas estrangeiros. Estávamos em busca da vida selvagem, como macacos e aves coloridas”, relembrou Fernando Tapia.

Depois de 40 minutos de caminhada, um dos integrantes do grupo alertou que uma onça se aproximava deles.

“Não tinha visto, e por dentro pensei. ‘Onça? Não, deve ser uma jaguatirica que está longe.’ E lentamente me virei e disse a eles que é incomum ver jaguatiricas. Também peguei meu celular e comecei a gravar e caminhei lentamente em direção ao último turista”, afirmou.

Nesse momento veio a visão assustadora. “Foi então que me surpreendi ao ver, a aproximadamente seis metros de distância, uma cabeça enorme olhando para nós, mostrando os dentes. Foi lá quando descobri que era uma onça-pintada”, disse Fernando Tapia.

Guia decidiu se colocar à frente dos turistas

Fernando decidiu se colocar na frente dos turistas e pediu para que o grupo não fizesse barulho, para evitar um ataque do animal.

“Os turistas começaram a gritar para assustá-la ou afastá-la, fiquei parado sem recuar, avisando que não tinha medo dela. A onça parou, mas depois continuou e conseguiu pular em mim e me arranhar com as garras nas pernas, foi rápido, me defendi e a onça recuou um pouco. Achei que ele fosse embora, mas não, ele continuou e continuou tentando se aproximar”, relembrou.

Ele decidiu jogar galhos de árvores para tentar afastar o animal. “Assim que chegou a aproximadamente 15 metros de distância, ela olhou para nós e simplesmente se virou e saiu. Quando ela se virou, pude ver que era um macho.”

Confira o momento do ataque:

O guia finalizou contando que foi a primeira vez que viu uma onça-pintada tão perto. “Muitas vezes o encontrei nas margens dos rios, mas sempre longe do barco. Esta é a primeira vez que um ataque como este acontece. E acima de tudo, ter gravado o encontro.”

O caso aconteceu na cidade de Puerto Maldonado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?