metropoles.com

Vídeo: grupos pró-Palestina e antiprotesto entram em confronto nos EUA

Grupo pró-Palestina acampado na Universidade da Califórnia em Los Angeles foi confrontado por pessoas que se diziam contra a manifestação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Qian Weizhong/VCG via Getty Images
Estudantes pró-Israel e pró-Palestina se enfrentam em um acampamento no campus da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA)
1 de 1 Estudantes pró-Israel e pró-Palestina se enfrentam em um acampamento no campus da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) - Foto: Qian Weizhong/VCG via Getty Images

A Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) se tornou palco de um confronto entre o grupo acampado no local, que protesta em favor da Palestina, e pessoas que se dizem contra a manifestação. A briga começou depois que a prefeitura do campus declarou o acampamento ilegal.

Uma pessoa acabou ferida e sendo levada de ambulância para um hospital. Não se sabe ainda a gravidade dos machucados.

As pessoas no local dizem que a polícia foi embora depois que os paramédicos levaram a vítima. Isso fez com que a violência e o perigo de mais brigas aumentassem, segundo eles.

Veja cenas do confronto:

O Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) apontou que a responsabilidade era do Departamento de Polícia da Universidade da Califórnia (UCPD). Já a UCPD garantiu que todos os seus policiais disponíveis cuidavam da situação.

Mesmo assim, os confrontos continuaram.

“Atos horríveis de violência ocorreram no acampamento esta noite, e imediatamente chamamos as autoridades para apoio mútuo. O corpo de bombeiros e o pessoal médico estão no local. Estamos enojados com esta violência sem sentido e ela deve acabar”, declarou a vice-chanceler da universidade, Mary Osako.

Os manifestantes continuaram o confronto até bem depois das 23h30 (3h30 de quarta-feira no horário de Brasília), com fogos de artifício e agressões. Todo tipo de material era atirado uns contra os outros. Até barreiras metálicas foram usadas.

Protestos pró-Palestina

Há quase uma semana, os manifestantes pró-Palestina montaram um acampamento na UCLA. Mas, na noite de terça, a universidade ordenou que todos saíssem do campus.

“O acampamento estabelecido é ilegal e viola a política universitária. A aplicação da lei está preparada para prender indivíduos de acordo com a lei aplicável. Pessoas que não são da UCLA são notificadas para deixar o acampamento e sair do campus imediatamente”, publicou a universidade.

O texto continua com a proibição da presença de alunos, professores e funcionários. “Aqueles que optarem por permanecer – incluindo estudantes e funcionários – poderão enfrentar sanções”.

Os manifestantes também se pronunciaram com um comunicado.

“Não iremos embora. Permaneceremos aqui até que nossas exigências sejam atendidas. Vocês justificam os maus-tratos aos estudantes no acampamento da mesma forma que justificam sua cumplicidade no genocídio palestino”, dizia o documento.

Uma das exigência é que os Estados Unidos parem de investir em Israel.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?