Vídeo: funeral de Navalny, opositor de Putin, reúne milhares em Moscou
Alexei Navalny morreu em 16 de fevereiro, em uma prisão no polar ártico. Ele será enterrado ainda nesta sexta-feira (1º/3)
atualizado
Compartilhar notícia
O funeral de Alexei Navalny, opositor do presidente russo Vladimir Putin, reuniu milhares de pessoas em Moscou, nesta sexta-feira (1º/3). Ele morreu em uma prisão no círculo polar ártico, em condições ainda não totalmente esclarecidas, em 16 de fevereiro.
Policiais e pontos de bloqueios encheram as ruas da capital russa para evitar qualquer tipo de manifestação. Apesar disso, um dos maiores críticos de Putin recebeu diversas homenagens, como cânticos e palmas, enquanto o corpo era carregado.
“Você não teve medo e nós também não!”, era um dos gritos ouvidos durante a procissão, de acordo com agências de notícias que acompanham o dia.
Veja imagens divulgadas pela Sota News, órgão de imprensa crítica à atual gestão russa:
Ameaça de prisão a quem se reunir em nome de Navalny
Há a ameaça do Kremlin de que qualquer reunião não autorizada pode violar a lei e causar prisões. Em entrevista coletiva, o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, afirmou que não tinha nada para falar à família de Navalny e deu um aviso.
“Apenas um lembrete de que temos uma lei que deve ser seguida. Quaisquer reuniões não autorizadas violarão a lei e aqueles que nelas participarem serão responsabilizados – mais uma vez, em linha com a lei atual”, apontou.
Mesmo assim, houve o serviço memorial na Igreja do Ícone de Nossa Senhora Quench My Sorrows. Lá estavam, segundo imagens, embaixadores dos Estados Unidos, da Alemanha e da França. O enterro acontecerá no cemitério Borisovskoye, ainda hoje.