Vídeo: foguete japonês se autodestrói após falha em lançamento
Ordem de autodestruição foi enviada ao foguete dez minutos após a decolagem por “anomalias de posicionamento” da nave
atualizado
Compartilhar notícia
Um foguete lançado pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa), nesta quarta-feira (12/10), precisou ser destruído devido a falhas técnicas após a decolagem.
Imagens transmitidas pela agência mostram o momento em que o foguete Epsilon decola. De acordo com o diretor do projeto espacial, Yasuhiro Funo, a ordem de autodestruição foi enviada ao foguete 10 minutos após a decolagem por “anomalias de posicionamento”.
Veja:
WATCH: #BNNJapan Reports.
Japan Aerospace Exploration Agency (@JAXA_en) said it sent a self-destruct order to its Epsilon rocket after a failed launch on Wednesday because of a problem that meant the craft could not safely fly. #Epsilon #aerospace pic.twitter.com/gVSg4OwLpm
— Gurbaksh Singh Chahal (@gchahal) October 12, 2022
“Se não conseguíssemos colocá-lo na órbita pretendida, não saberíamos para onde iria”, explicou o diretor. De acordo com a agência, o foguete está em operação desde 2013 e é movido a combustível sólido.
Após a ordem de autodestruição, pedaços do foguete caíram no mar. Esta foi a primeira falha registrada entre os cinco lançamentos bem-sucedidos da nave, que deveria lançar vários satélites em órbita.
Em comunicado, a Jaxa pediu desculpas por não “atender às expectativas da comunidade local e de todos os envolvidos, bem como os envolvidos com o satélite a bordo”.
“Montamos uma sede de contramedidas liderada pelo presidente Hiroshi Yamakawa e começamos a investigar a causa”, concluiu a agência.