Vídeo: Egito transfere 22 múmias para novo museu em desfile majestoso
Múmias de 22 reis e rainhas do Egito antigo saem do Museu do Cairo e passam ao Museu Nacional da Civilização Egípcia
atualizado
Compartilhar notícia
As múmias de 22 reis e rainhas do Egito antigo foram as protagonistas de um desfile realizado neste sábado (3/4). As peças históricas foram levadas do Museu do Cairo ao Museu Nacional da Civilização Egípcia, que será inaugurado no domingo (4/4), ao sul da capital.
O cortejo foi feito em ordem cronológica, segundo a era de cada faraó. As múmias estavam a bordo de um veículo com decorações típicas da época dos faraós. O trajeto durou 40 minutos e contou com segurança reforçada.
Assista ao desfile:
O cortejo foi liderado pelo faraó Sekenenré Taá (século 16 a.C.) e encerrado por Ramsés 9º (século 12 a.C.). Mais conhecido do grande público, Ramsés 2º também fez parte do desfile.
A maioria das 22 múmias não saía do Museu do Cairo desde o início do século 20.
Para serem transportadas, elas foram colocadas em uma cápsula de nitrogênio, em condições semelhantes às das urnas em que estão no museu. Os veículos de transporte também possuem um mecanismo para evitar impactos.
Elas serão exibidas no novo museu, a partir de 18 de abril, em urnas mais modernas, “com controle de temperatura e umidade mais aperfeiçoado que o do antigo museu”, segundo Salima Ikram, professora de egiptologia da Universidade Americana do Cairo e especialista em mumificação.
As múmias serão apresentadas individualmente, ao lado de seus sarcófagos, em um ambiente que lembra as tumbas subterrâneas dos reis, e cada uma terá uma biografia. Em alguns casos, tomografias realizadas também serão exibidas.