Vídeo de homens-jato voando ao lado do maior avião do mundo viraliza
Dois homens-jato estavam ao lado de um Airbus 380 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Vídeo é de 2015 e viralizou nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
Um vídeo em que dois homens voam ao lado do maior avião comercial do mundo, o Airbus 380, viralizou nas redes sociais nos últimos dias. As imagens foram feitas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e contou com a presença de dois jetmen (homens-jato, em tradução literal).
No registro de um minuto, dois homens com asas de jato fixo nas costas aparecem voando ao lado da aeronave. Confira imagens do voo:
Mesmo com o grande viral na internet, o vídeo é de 2015, quando a dupla foi convidada pela companhia aérea Emirates para participar da ação. São eles: Vince Reffet, que morreu em 2020, e o piloto suíço Yves Rossy, 63 anos.
Rossy ficou conhecido como a primeira pessoa a voar usando uma asa com jato fixo acoplado nas costas. Com o passar dos anos, a prática se popularizou e, atualmente, pessoas que fazem o mesmo tipo de atividade do piloto suiço são chamadas de jetmen.
Quais são os riscos?
Na internet, o debate se os homens poderiam ser sugados pelas turbinas do avião gerou diversas dúvidas. De acordo com vídeo do especialista em aviação Lito Sousa, o cenário do voo não apresentava riscos para os dois homens-jato pois ambos estavam ao lado da aeronave.
A chamada esteira de turbulência poderia oferecer perigo para os homens se estivessem abaixo ou atrás das asas. No entanto, se a pessoa estiver acima ou ao lado “não sofre os efeitos da esteira”.
O vice-presidente executivo da Emirates, Adel Al Redha, explicou que “toda a atividade foi protegida dentro de uma área temporária restrita e controlada”. O preparo para garantir a segurança dos envolvidos durou três meses e foi planejado pela companhia aérea. Além disso, toda a ação foi conduzida “longe dos fluxos de tráfego de chegada e partida dos aeroportos de Dubai”.