Vídeo. Coreia do Sul usa cão para farejar percevejos na volta de Paris
Cão farejador detecta passageiros que trouxeram de volta esse que pode ser o pior souvenir de Paris: os temidos percevejos
atualizado
Compartilhar notícia
O beagle Ceco, de 2 anos, começou a trabalhar, na sexta-feira (9/8), no aeroporto em Seul, capital sul-coreana, para farejar percevejos em passageiros e malas. O foco são torcedores, atletas e autoridades que voltam à Coreia do Sul depois de terem passado pelos Jogos Olímpicos de Paris. A ação é uma das medidas implementadas pelas autoridades para tentar evitar uma infestação do inseto no país.
De acordo com a empresa que oferece o serviço de cães farejadores, Cesco é o primeiro e, até agora, único cachorro treinado no país para detectar o odor de feromônios liberados pelos percevejos.
Segundo o funcionário Kim Min-su, Ceco consegue inspecionar um quarto de hotel em menos de dois minutos. O cachorro, especialista em detectar percevejos, vai trabalhar, pelo menos, até 8 de setembro, quando se encerram os Jogos Paralímpicos na capital francesa.
Veja Ceco em ação:
Temor de percevejos
O medo de que os insetos sejam levados por viajantes à Coreia do Sul é oficial. “Quando a comunidade mundial se reúne em Paris, na França, para os Jogos Olímpicos de 2024, é possível que percevejos cheguem ao país após o evento”, indicou um comunicado emitido recentemente pelo governo sul-coreano.
Paris enfrentou, no ano passado, uma infestação de percevejos em salas de cinema, prédios públicos e até nos transportes públicos.
Entretanto, esse não é um problema desconhecido na Coreia do Sul, que também viveu um período de histeria nacional em 2023, após rumores de propagação do inseto em residências, quartos de motel e até mesmo em spas. À época, o país fez uma campanha massiva de luta contra esses insetos, famosos pela coceira das picadas e difícil eliminação.
Temendo enfrentar novamente uma infestação de percevejos, os voos que saem de Paris são desinfetados em Seul uma vez por semana — em períodos normais, a desinfecção é feita a cada 30 dias. O serviço de quarentena do Aeroporto Internacional de Incheon informou que está preparado para entrar em ação caso focos sejam detectados entre os viajantes.
O que são percevejos?
Percevejos ou percevejos-de-cama são insetos que se alimentam de sangue humano, geralmente, à noite. As picadas, que normalmente são dadas três vezes e uma seguida da outra, podem causar alguns impactos à saúde, como erupções cutâneas, efeitos psicológicos e alergia.
A área picada pode apresentar vermelhidão e bolhas. Os sintomas podem levar de minutos a dias para aparecer, e a coceira é frequente. Apesar disso, o inseto não transmite nenhuma doença infecciosa.
Com informações da RFI, parceiro do Metrópoles.