metropoles.com

Vídeo. Coreia do Sul usa cão para farejar percevejos na volta de Paris

Cão farejador detecta passageiros que trouxeram de volta esse que pode ser o pior souvenir de Paris: os temidos percevejos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Daily Mail
Foto colorida do beagle Ceco, cão farejador de percevejos no Aeroporto Internacional de Incheon - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do beagle Ceco, cão farejador de percevejos no Aeroporto Internacional de Incheon - Metrópoles - Foto: Reprodução/Daily Mail

O beagle Ceco, de 2 anos, começou a trabalhar, na sexta-feira (9/8), no aeroporto em Seul, capital sul-coreana, para farejar percevejos em passageiros e malas. O foco são torcedores, atletas e autoridades que voltam à Coreia do Sul depois de terem passado pelos Jogos Olímpicos de Paris. A ação é uma das medidas implementadas pelas autoridades para tentar evitar uma infestação do inseto no país.

De acordo com a empresa que oferece o serviço de cães farejadores, Cesco é o primeiro e, até agora, único cachorro treinado no país para detectar o odor de feromônios liberados pelos percevejos.

Segundo o funcionário Kim Min-su, Ceco consegue inspecionar um quarto de hotel em menos de dois minutos. O cachorro, especialista em detectar percevejos, vai trabalhar, pelo menos, até 8 de setembro, quando se encerram os Jogos Paralímpicos na capital francesa.

Veja Ceco em ação:

Temor de percevejos

O medo de que os insetos sejam levados por viajantes à Coreia do Sul é oficial. “Quando a comunidade mundial se reúne em Paris, na França, para os Jogos Olímpicos de 2024, é possível que percevejos cheguem ao país após o evento”, indicou um comunicado emitido recentemente pelo governo sul-coreano.

Paris enfrentou, no ano passado, uma infestação de percevejos em salas de cinema, prédios públicos e até nos transportes públicos.

Entretanto, esse não é um problema desconhecido na Coreia do Sul, que também viveu um período de histeria nacional em 2023, após rumores de propagação do inseto em residências, quartos de motel e até mesmo em spas. À época, o país fez uma campanha massiva de luta contra esses insetos, famosos pela coceira das picadas e difícil eliminação.

Temendo enfrentar novamente uma infestação de percevejos, os voos que saem de Paris são desinfetados em Seul uma vez por semana — em períodos normais, a desinfecção é feita a cada 30 dias. O serviço de quarentena do Aeroporto Internacional de Incheon informou que está preparado para entrar em ação caso focos sejam detectados entre os viajantes.

O que são percevejos?

Percevejos ou percevejos-de-cama são insetos que se alimentam de sangue humano, geralmente, à noite. As picadas, que normalmente são dadas três vezes e uma seguida da outra, podem causar alguns impactos à saúde, como erupções cutâneas, efeitos psicológicos e alergia.

A área picada pode apresentar vermelhidão e bolhas. Os sintomas podem levar de minutos a dias para aparecer, e a coceira é frequente. Apesar disso, o inseto não transmite nenhuma doença infecciosa.

Com informações da RFI, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?