Vídeo: chamas tomam conta de prédio residencial em Joanesburgo
Mais de 70 pessoas morreram em incêndio no prédio residencial de Joanesburgo, que tinha ocupação informal acima do permitido
atualizado
Compartilhar notícia
As chamas que tomaram conta de um prédio residencial em Joanesburgo, maior cidade da África do Sul, começaram ainda na madrugada desta quinta-feira (31/8). Segundo as autoridades, 73 mortes foram confirmadas, além de 52 feridos. Entre as vítimas estão sete crianças, uma delas de apenas 1 ano de idade.
Os bombeiros controlaram o incêndio em três horas e antes mesmo de as chamas serem extintas, eles começaram as operações de busca. De acordo com as autoridades e testemunhas, o prédio era ocupado por moradores de rua e cerca de 200 pessoas viviam no local.
Veja as cenas:
“Edifícios sequestrados” de Joanesburgo
O porta-voz do Serviço de Gestão de Emergências de Joanesburgo, Robert Mulaudzi, contou que alguns moradores morreram ao pular das janelas. “Em mais de 20 anos de serviço, nunca vi algo como isso”, lamentou Mulaudzi.
O prédio fica em uma área desfavorecida do distrito comercial de Joanesburgo. Por lá, edifícios abandonados são comumente ocupados por pessoas que não têm onde morar. São chamados de “edifícios sequestrados” pelas autoridades.
Mulaudzi conta que dentro da edificação, as pessoas dividiam cômodos com madeira e barracos e se amontoavam em famílias nessas “casas” improvisadas. Essa profusão de pessoas e a quantidade material inflamável fizeram com que os ocupantes tivessem dificuldade de fugir na hora do incêndio. Inclusive, é comum os moradores acenderem fogueiras para aguentar o frio do inverno.