Vídeo: cão-robô coloca moral e espanta pessoas que não respeitam quarentena
Spot é controlado remotamente, mas também possui sensores para impedir que ele bata em obstáculos
atualizado
Compartilhar notícia
Em Singapura, quem sai de casa durante a quarentena não tem paz. A Boston Dynamics, empresa de engenharia robótica, desenvolveu um cachorro eletrônico Spot, que espanta quem desrespeita o distanciamento social. O animal mecanizado fica em um parque controlando os frequentadores desobedientes.
O cachorro-robô é utilizado pelas autoridades municipais para lembrar aos visitantes de manter a distância de segurança recomendada durante caminhadas ou conversas. Spot passou a fiscalizar o local na última sexta-feira (08/05), ainda num período de teste e transmitindo imagens pré-gravadas, como explica o portal O Dia.
Assista:
Spot é equipado com câmeras que são usadas para calcular o número de pessoas que frequentam o parque Bishan-Ang Kio Park e o Conselho Nacional de Parques de Singapura (NParks) diz que irá coletar dados pessoas ou usar o vídeo para identificar essas pessoas. O cachorro mecânico é controlado remotamente, mas também possui sensores para impedir que ele bata em obstáculos, e será acompanhado por um guia.
Caso a experiência seja um sucesso, a NParks deve manter Spot integralmente durante os horários de pico no parque. Com ele, as autoridades pretendem reduzir a necessidade de ter funcionários no local. Pode ser, inclusive, que apareçam mais cachorros como este em outros pontos da cidade.