Vídeo: ativista gruda mão com cola a microfone de rádio em protesto
Nathan McGovern, 22 anos, compareceu ao programa de Tom Swarbrick na emissora LBC de Westminster, cidade na periferia de Londres
atualizado
Compartilhar notícia
Um integrante do movimento Just Stop Oil (Apenas Parem o Petróleo, em tradução livre) colou a mão em um microfone de uma rádio inglesa. Nathan McGovern, 22 anos, compareceu ao programa de Tom Swarbrick na emissora LBC de Westminster, cidade na periferia de Londres, na manhã deste domingo (2/4), e se revoltou com uma suposta apatia do apresentador com relação ao tema ambiental.
“Você tem uma plataforma imensa, um microfone que você pode usar para dizer às pessoas sobre a situação que nós estamos e você não está usando isso”, disparou McGovern, em determinado momento.
Na sequência, o convidado despeja um vidro de cola, ao que Swarbrick demonstra impaciência: “Lá vamos nós…” disse o apresentador.
Depois de explicar ao público que acompanhava apenas via áudio, o jornalista questiona se alguma informação veiculada no programa é falsa. McGovern não responde diretamente.
A programação da rádio seguiu por outro estúdio, com outro apresentador, que encerrou a participação de McGovern.
O Just Stop Oil é um movimento que aposta em ações de impacto, não usuais, para chamar atenção à questão da queima de combustíveis fósseis no Reino Unido.
No último dia 27, de acordo com o jornal Metro, o próprio McGovern invadiu a partida entre Tottenham e West Ham pelo Campeonato Inglês. Em outras ações do gênero, militantes se enclausuraram em barris de óleo e fecham rodovias durante a madrugada.
Na sexta-feira (1º/4), manifestantes bloquearam o acesso a 10 postos de combustível no sul da Inglaterra, postando-se contra a expansão da produção de petróleo e gás britânica.
Veja momento em que o ativista cola a mão: