Vídeo: águas da Fontana di Trevi são pintadas de preto em protesto ambiental
Manifestantes pintaram águas de preto, representando combustíveis fósseis, responsáveis pelo aumento do efeito estufa e mudanças climáticas
atualizado
Compartilhar notícia
Integrantes do grupo ambientalista Ultima Generazione realizaram um protesto contra a exploração de combustíveis fósseis pintando de preto as águas da Fontana di Trevi, conjunto de fontes barrocas do século XVIII e um dos principais pontos turísticos de Roma, na Itália.
Um grupo de manifestantes entrou na fonte no final da manhã deste domingo (21/5) e começou a jogar um carvão diluído na água, que ficou da cor preta. Os manifestantes ainda abriram uma faixa com a frase “Não vamos pagar pelos fósseis” e gritaram “nosso país está morrendo”.
Veja o vídeo:
Turistas que estavam passeando pelo centro de Roma ficaram incomodados com o protesto e vaiaram a iniciativa. Equipes da polícia foram até o local e retiraram os manifestantes de dentro da fonte.
O protesto deste domingo acontece logo após um temporal na região italiana de Emilia Romagna, que deixou pelo menos 14 mortos e cerca de 10 mil desabrigados.
“A terrível tragédia vivida nestes dias na Emilia Romagna é um prenúncio do futuro sombrio que aguarda a humanidade, feito de secas alternadas com secas cada vez mais frequentes e violentas inundações”, disse uma jovem de 19 anos ao jornal Il Messaggero.
Em entrevista ao mesmo jornal italiano, o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, criticou a ação dos migrantes.
“Basta desses ataques absurdos ao nosso patrimônio artístico”, defendeu o prefeito, que visitou o local pessoalmente. A estimativa é que não houve danos permanentes na estrutura da fonte.