metropoles.com

Venezuela solta 40 adolescentes presos em ato contra eleição de Maduro

Os jovens participavam de um protesto quando foram presos pelo regime de Maduro. O grupo de adolescentes foi solto no sábado (31/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marco Bello/Getty Images
Manifestantes com os rostos cobertos sentam-se em rua de Caracas - Metrópoles
1 de 1 Manifestantes com os rostos cobertos sentam-se em rua de Caracas - Metrópoles - Foto: Marco Bello/Getty Images

Pelo menos 40 adolescentes foram libertados na Venezuela nesse sábado (31/8), segundo informações da ONG Fórum Penal. Os jovens haviam sido presos por forças policiais que suprimiam as manifestações contra o resultado eleitoral de 28 de julho, que resultou na reeleição de Nicolás Maduro.

Com a soltura dos jovens, sobe para 56 o número de manifestantes liberados pelo governo. Os outros 16 presos ganharam a liberdade na quinta-feira (29/8), sob a condição de terem de se apresentar à Justiça de oito em oito dias.

“Pelo menos 40 adolescentes foram libertados hoje”, anunciou o advogado da Fórum Penal, Alfredo Romero.

O diretor da ONG, Gonzalo Himiob, destacou que as libertações foram concedidas sob medidas cautelares e ocorreram em Mérida, Táchira, Lara, Portuguesa e Yaracuy, Bolívar e Amazonas.

Ao longo dos protestos contra o pleito venezuelano, 114 adolescentes acabaram presos e acusados de crimes de terrorismo ou traição à pátria, segundo a Fórum Penal.

A líder da oposição, María Corino, quando soube dos números, afirmou que “o que fizeram é brutal (…), crianças de 13 anos, de 14 anos, e as levaram a presídios onde estão presos comuns”.

Repressão de Maduro

O presidente Nicolás Maduro separou dois presídios de segurança máxima, Tocorón e Tocuyito, para colocar os, considerados por ele, presos políticos.

Ao longo da semana passada, os presídios receberam 700 detentos advindos dos protestos, segundo a ONG Observatório Venezuelano de Prisões. A organização também denunciou algumas “irregularidades” nas transferências.

Segundo informações dadas pela Fórum Penal, nessa quarta-feira (28/8), a Venezuela, atualmente, tem o maior número de “presos políticos” em 25 anos. Até a eleição, eram 199 presos. Após o pleito, são 1.780 detentos.

Os protestos deixaram 27 mortos e 192 feridos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?