metropoles.com

Venezuela aprova mandado de prisão preventiva contra Javier Milei

Javier Milei é acusado de uma série de crimes pelo governo da Venezuela, entre eles roubo agravado e associação criminosa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Endelli/Getty Images
Imagem colorida mostra o presidente da Argentina, Javier Milei, durante discurso - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente da Argentina, Javier Milei, durante discurso - Metrópoles - Foto: Marcelo Endelli/Getty Images

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela aprovou um mandado de prisão preventiva contra o presidente da Argentina, Javier Milei. A decisão foi anunciada pelo ministro das Relações Exteriores do governo de Nicolás Maduro, Yván Gil Pinto, nesta segunda-feira (23/9).

Milei é acusado de roubo agravado, privação ilegítima de liberdade, interferência ilícita na segurança operacional da aviação civil, inutilização de aeronaves e associação criminosa.

Além do líder argentino, Karina Milei, irmã de Javier Milei e secretária-geral da Presidência, e a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, são alvo da ação.

Na última semana, o Ministério Público da Venezuela anunciou que dois promotores estavam trabalhando no caso e “tramitando os mandados de prisão” contra as autoridades da Argentina.

O mandado de prisão preventiva contra Milei e aliados é uma retaliação do governo de Nicolás Maduro ao episódio envolvendo um avião da Venezuela confiscado em 2022 na Argentina.

Fabricado por uma companhia aérea do Irã, o avião envolveu uma longa disputa judicial que terminou no início deste ano. A empresa iraniana que construiu e vendeu a aeronave é alvo de sanções dos Estados Unidos, que solicitou o confisco do Boeing 747 da Embratur ao governo argentino. O pedido foi acatado em janeiro deste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?