metropoles.com

Venezuela: polícia finaliza cerco a embaixada argentina em Caracas

Após embaixadores argentinos serem expulsos da Venezuela, Brasil assumiu a custódia do local para proteger membros da ali oposição abrigados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leonardo Fernandez Viloria/Getty Images
imagem colorida mostra embaixada argentina caracas venezuela - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra embaixada argentina caracas venezuela - Metrópoles - Foto: Leonardo Fernandez Viloria/Getty Images

Veículos da mídia venezuelana começaram a informar na tarde deste domingo (8/9) que as forças policiais do país teriam desmobilizado o cerco ao redor da embaixada argentina. O movimento fez crescer a tensão entre os dois países e também com o Brasil, que atualmente representa a diplomacia da Argentina em Caracas depois de o embaixador ter sido expulso.

Agentes encapuzados estavam desde a última sexta (6/9) ao redor da representação argentina em Caracas. O Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que seis opositores ao regime do presidente Nicolás Maduro estavam abrigados no local.

O fornecimento de energia também foi normalizado na embaixada. Maduro revogou a autorização para que o Brasil custodiasse a representação diplomática, mas o Itamaraty afirmou que só deixaria a posição quando um novo país fosse designado.

O candidato de oposição, Edmundo González, deixou o país e foi para a Espanha, onde solicitou asilo político. Após disputar as últimas eleições presidenciais contra Maduro, ele era alvo de mandado de prisão por supostos “crimes eleitorais”.

Neste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), Maria Laura da Rocha, no Palácio do Alvorada, para discutir a tensão na Venezuela. Ela representa a pasta enquanto o ministro Mauro Vieira cumpre agenda no Oriente Médio.

A Presidência informou que o encontro também foi para discutir a participação do Brasil na Assembleia Geral das Nações Unidas, a ONU.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?