metropoles.com

Venezuela manda prender 11 diretores do maior banco privado do país

As investigações são parte da Operação Mãos de Papel, que apura a existência de uma “máfia” formada para desmantelar a economia venezuelana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Flickr
venezuela-1716111_960_720-840×560
1 de 1 venezuela-1716111_960_720-840×560 - Foto: Reprodução/Flickr

O procurador-geral da República da Venezuela, Tarek William Saab, confirmou nesta quinta-feira (3/5) que foram expedidos mandados de prisão contra 11 diretores do Banesco Banco Universal CA – a maior instituição privada bancária do país. Segundo ele, os executivos são suspeitos de omitir informações relevantes às autoridades.

As investigações fazem parte da Operação Mãos de Papel, cujo objetivo é apurar a existência de uma “máfia” venezuelana formada com o objetivo de desmantelar o sistema econômico do país. “As evidências mostraram que mais de 900 atividades ilegais foram detectadas no Banesco, e a instituição informou apenas 30, ou seja, parou de relatar 870 dessas contas ilícitas”, disse o procurador.

Saab, entretanto, tentou tranquilizar os clientes do banco. “O objetivo da operação é reorganizar e limpar as atividades bancárias, para que elas sejam realizadas em estrita conformidade com as leis”, afirmou.

Na relação de detidos, estão o presidente da instituição financeira, Oscar Doval; os vice-presidentes Jesús Irausquin, Carlos Lorenzo, Pedro Pernia e Belinda Omaña; o consultor jurídico Marco Ortega; o diretor Liz Sánchez; os gerentes David Romero e Cosme Betancourt, além dos funcionários Teresa De Prisco e Carmen Lorenzo.

De acordo com o procurador-geral do país, as investigações que envolvem o banco levaram ao bloqueio de 1.380 contas bancárias, das quais mil pertencem à instituição e teriam sido utilizadas para atividades desestabilizadoras contra a economia venezuelana.

Saab afirmou também que já foram presas 134 pessoas e emitidos 398 mandados de busca e apreensão. Foram coletados ainda endereços de IP localizados no exterior e verificadas inconsistências nas operações bancárias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?