metropoles.com

Venezuela: Maduro diz que vai trocar metade dos ministros

Ele adiantou que vai preservar no cargo a atual vice-presidente, que também irá acumular a função de ministra

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Image
Homem segurando pasta azul com diversos microfones
1 de 1 Homem segurando pasta azul com diversos microfones - Foto: Getty Image

Metade dos ministros da Venezuela devem ser substituídos, afirmou nesta terça-feira (27/8) o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Também devem ser afetados pela decisão militares e o presidente da petroleira PDVSA.

Apesar de adiantar as alterações, Maduro não divulgou detalhes da troca de cadeiras. Considerando ministros e chefes de estatais, o governo da Venezuela tem 30 cargos de liderança. A vice-presidente, Delcy Rodriguez, vai continuar no cargo. Ela também vai comandar o Ministério do Petróleo.

As eleições na Venezuela foram realizadas no último dia 28 de julho. Horas depois de fechadas as urnas, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) divulgou que Maduro teria sido reeleito com 51,2% dos votos.

Apesar da afirmação do resultado pelo CNE, as atas das votações não foram apresentadas. Elas são uma espécie de boletim de urna que possibilita a conferência do resultado. Uma contagem paralela da própria oposição considera que o vencedor foi o oposicionista Edmundo González. Pesquisas de intenção de voto indicavam tal resultado.

Desde então, uma onda de protestos tomou conta da Venezuela. O Brasil tem se posicionado como mediador da comunidade internacional, que pede a divulgação das atas das eleições. No entanto, a Justiça venezuelana já declarou que não irá apresentar os boletins.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?