metropoles.com

Venezuela: líder da oposição agradece posicionamento do Brasil

María Corina reiterou a vontade da oposição e agradeceu o embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Rances Mattey/Anadolu via Getty Images
Foto colorida de María Corina Machado, candidata da oposição na Venezuela - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de María Corina Machado, candidata da oposição na Venezuela - Metrópoles - Foto: Pedro Rances Mattey/Anadolu via Getty Images

A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, expressou sua gratidão ao governo brasileiro e ao embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), Benoni Belli, nessa quarta-feira (31/7). Ela destacou a importância do “princípio fundamental da soberania popular”, reafirmado pelo embaixador.

Rede social X

Líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado na rede X”O Embaixador do Brasil na OEA, @BenoniBelli, reafirmou o princípio fundamental da soberania popular, que deveria ter sido observado mediante a verificação dos resultados em ata, e reitera que aguardam a publicação pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral) dos dados discriminados por assembleia de voto”, publicou na rede social X.

O presidente Nicolás Maduro venceu a disputa contra a oposição, com 51,2% dos votos, segundo o CNE, na madrugada de segunda-feira (29/7). A oposição negou a triunfo do chavista, e garantiu que o candidato Edmundo González venceu a eleição com pelo menos 70% dos votos.

María Corina também reiterou a vontade da oposição de “participar numa negociação séria e urgente, para facilitar um entendimento entre as partes, que facilite uma transição ordenada de acordo com a vontade manifestada em 28 de julho pelos cidadãos venezuelanos”.

“Agradecemos o governo do Brasil pela disposição em assumir a representação diplomática e consular da República Argentina na Venezuela, e a proteção de sua sede e residência, bem como a integridade física de nossos colegas asilados na referida residência. Isto poderia contribuir para o avanço de um processo de negociação construtivo e eficaz como o que o Brasil tem apoiado”, agradeceu a líder da oposição.

Pressão interna e externa

Com o aumento da pressão interna e externa, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, prometeu entregar 100% das atas eleitorais que estão nas mãos de seu partido e, assim, comprovar sua vitória nas eleições do último fim de semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?