metropoles.com

Venezuela liberta presos políticos após acordo histórico com EUA

Medida ocorre após acordo eleitoral firmado para garantir eleições transparentes e seguras no país. Dois líderes da oposição foram soltos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida nicolás maduro - metrópoles ONU
1 de 1 imagem colorida nicolás maduro - metrópoles ONU - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O governo da Venezuela libertou cinco presos políticos – entre eles, dois líderes da oposição –, nesta quinta-feira (19/10). A medida ocorre dias após acordo parcial firmado entre o governo Nicolás Maduro e a oposição para a realização das eleições presidenciais no país, no segundo semestre de 2024.

Segundo Gerardo Blyde, principal negociador entre a gestão Maduro e a oposição, o jornalista preso Roland Carreno, do partido de oposição Vontade Popular; o ex-deputado Juan Requesens, do Justice First, que foi mantido em prisão domiciliar; e outras três pessoas foram libertadas durante a madrugada. A informação foi divulgada pela agência Reuters.

Na quarta-feira (17/10), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aliviou as sanções ao petróleo e o gás da Venezuela, em resposta a um acordo eleitoral para eleições transparentes e seguras no país.

Os dois lados concordaram que o pleito marcado para o segundo semestre de 2024 contará com observadores internacionais, entre eles, a União Europeia.

Também houve entendimento comum para respeitar os processos de escolha interna de cada ator político, enquanto a oposição se prepara para escolher, no próximo domingo (22/10), o candidato que enfrentará o presidente Nicolás Maduro nas urnas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?