Venezuela fecha fronteira com o Brasil na véspera da eleição
O pleito ocorrerá durante uma grave crise econômica e humanitária pela qual o país venezuelano passa
atualizado
Compartilhar notícia
A Venezuela fechou as fronteiras com o Brasil desde às 21h da sexta-feira (18/5). O bloqueio será mantido até as 6h da próxima segunda-feira (21/5), informou neste sábado (19/5) o Ministério das Relações Exteriores. Segundo o Itamaraty, a informação sobre o fechamento foi repassada pela embaixada do Brasil em Caracas, capital do país vizinho.
As fronteiras foram fechadas na véspera das eleições presidenciais na Venezuela, previstas para este domingo (20/5). O pleito ocorrerá durante uma grave crise econômica e humanitária pela qual o país passa, o que tem provocado aumento do fluxo migratório de venezuelanos para países vizinhos, entre eles, o Brasil.
O atual presidente do país venezuelano, Nicolás Maduro, é candidato à reeleição. Ele lidera as pesquisas de intenção de voto. A maioria dos opositores dele não poderá participar do pleito, pois estão presos, exilados ou não conseguiram registrar suas candidaturas.O Brasil e outros 11 países integrantes do chamado “grupo de Lima” fizeram, no dia 14 de maio, um apelo para que a Venezuela adie a eleição presidencial, por considerar o processo “ilegítimo”.
Na avaliação do grupo, as eleições não devem ser realizadas porque “foram convocadas por uma autoridade ilegítima, sem a participação de todos os atores políticos venezuelanos, sem observação internacional independente e sem as garantias necessárias para um processo livre, justo, transparente e democrático”.