metropoles.com

Venezuela expulsa funcionários de escritório da ONU

O governo ainda suspendeu o Escritório de Assessoria Técnica do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Becerra/Getty Images
Foto colorida de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela - Metrópoles - Foto: Carlos Becerra/Getty Images

O governo da Venezuela suspendeu, nesta quinta-feira (15/2), as atividades de escritório de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) e determinou que os funcionários do órgão deixem o país em até 72 horas.

Além disso, a Venezuela informou que irá realizar, nos próximos 30 dias, uma revisão nos termos de cooperação técnica em carta previstos em carta assinada com a entidade.

Em comunicado, o governo afirmou que tomou a decisão contra o Escritório de Assessoria Técnica do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos na Venezuela devido ao “papel impróprio que essa instituição tem desenvolvido”.

O governo ainda destacou que as instituições venezuelanas “têm procedido com paciência e através do diálogo, tentando repetidamente redirecionar as ações do Alto Comissariado para o respeito pela verdade, pela legalidade internacional e pelas normas que regem o tratamento das questões de direitos humanos”.

A decisão foi anunciada pelo ministro das relações exteriores, Yván Gil, nesta quinta-feira (15/2), e ocorre após a entidade de defesa dos direitos humanos mostrar preocupação com a detenção de uma ativista.

À CNN, a porta-voz da ONU Ravina Shamdasani disse que a entidade continua a colaborar com as outras autoridades e partes interessadas. “Nosso princípio orientador tem sido e continua a ser a promoção e proteção dos direitos humanos do povo da Venezuela”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?