Venezuela: eleitores discutem em local de votação. Veja vídeo
Com voto facultativo, eleitores fazem filas em zonas eleitorais da Venezuela. Há confusão entre apoiadores de Maduro e a oposição
atualizado
Compartilhar notícia
Além das filas para votação, há registros de brigas e confusões entre os eleitores venezuelanos neste domingo (28/7), quando o país vai às urnas para eleger o presidente. A Venezuela vive uma eleição histórica, com a oposição liderando as pesquisas de intenção de voto após 20 anos de chavismo. A disputa envolve o diplomata Edmundo González e Nicolás Maduro, que tenta um terceiro mandato.
Veja:
Cerca de 21 milhões de venezuelanos estão registrados para votar, distribuídos em mais de 15 mil centros eleitorais em todo o país. A votação começou às 6h (7h, no horário de Brasília) e se encerra às 18h (19h, no fuso brasileiro). O voto no país vizinho é facultativo, mas há registros nas redes sociais de eleitores fazendo filas desde as primeiras horas da manhã.
Analistas avaliam que uma votação expressiva pode favorecer González. No sábado (27/7), ele divulgou vídeo convocando os eleitores para fiscalizar presencialmente a contagem de votos.
“Não posso deixar de agradecer a todos aqueles que vão estar nos centros de votação fazendo com que se respeite a vontade do nosso povo. (…). Estendo também o convite aos outros cidadãos, para que possam comparecer ao seu centro de votação no final do dia e testemunhar o rigor dos resultados obtidos”, afirmou González na gravação, que publicou em suas redes sociais.
A expectativa é que o resultado seja divulgado entre a noite deste domingo e a madrugada de segunda-feira (29/7).