Venezuela: CNE diz que entregou atas da eleição à Justiça
Documento é parecido com boletim de urna no Brasil e era cobrado por parte da comunidade internacional havia vários dias
atualizado
Compartilhar notícia
Presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE), Elvis Amoroso afirmou que entregou, nesta segunda-feira (5/8), as atas de eleição na Venezuela ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ). A informação é da agência de notícias AFP.
O TSJ solicitou ao CNE a entrega da ata de escrutínio das mesas eleitorais a nível nacional, da ata de totalização final do processo eleitoral, da ata de julgamento e da proclamação das eleições. Presidente do TSJ, Caryslia Rodríguez informou que agora o tribunal vai avançar com um processo de investigação que poderá durar até 15 dias.
Candidatos presidenciais e dirigentes políticos serão convocados pelo tribunal a prestarem esclarecimentos e a registrarem “todos os instrumentos eleitorais”. As convocações começam a partir de quarta-feira (7/8). Os candidatos também deve “responder às questões colocadas por este órgão”.
Foi planejado um cronograma para realizar os depoimentos. Candidato da oposição, Edmundo González vai prestar os esclarecimentos na quarta. Maduro deve comparecer na sexta-feira (9/7).
Demora na entrega das atas
Desde a divulgação pelo CNE da vitória de Maduro nas eleições de 28/7, a coligação de oposição e parte da comunicade internacional têm contestado a reeleição do líder chavista. O conselho eleitoral, controlado por autoridades aliadas de Maduro, tardou em apresentar as atas eleitorais, o que aumentou as suspeitas de fraude e desencadeou uma onda de protestos violentos pelo país.