Veja mapa que mostra a trajetória do furacão Milton na Flórida
Os meteorologistas e autoridades dos Estados Unidos temem os danos que a tempestade, que está na categoria 5, causará ao atingir a Flórida
atualizado
Compartilhar notícia
O furacão Milton está se encaminhando em direção à Baía de Tampa, na Flórida, Estados Unidos, e, atualmente, sua categoria é 4. Meteorologistas dizem que o furacão pode chegar ao estado com a categoria 5, nível considerado “catastrófico” pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (Noaa).
O trajeto da tempestade, segundo meteorologistas entrevistados pela Associated Press, seria pela cidade mexicana de Mérida, onde 1,2 milhão de pessoas moram, na manhã dessa terça-feira (8/10), antes de desviar para o norte, atravessando o Golfo do México em direção aos EUA.
Veja o mapa com a trajetória do furacão Milton
As autoridades mexicanas estão transportando pessoas em ônibus para regiões não costeiras.
O furacão Milton é a última tempestade a se formar no Golfo do México e passará pela Flórida, antes de seguir em direção ao Atlântico nesta quinta-feira (9/10).
Os modelos de previsão apontam que a tempestade atingirá a parte oeste da península da Flórida nesta quarta-feira (9/10) à noite. O evento climático catastrófico traz consigo chuvas torrenciais, ondas perigosas no oceano e ventos danosos.
O furacão Milton será a segunda tempestade a atingir a Flórida, podendo destruir áreas que estão sofrendo com a devastação causada pelo furacão Helene há pouco menos de duas semanas, quando mais de 200 pessoas morreram.
Milton é a 13ª tempestade nomeada a se formar no Atlântico em 2024. No fim do mês de maio, a Nooa previu que haveria de 17 a 25 tempestades com potencial destrutivo este ano.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência para 51 dos 67 condados.
As autoridades de toda a Flórida emitiram instruções de evacuação, especificando zonas de evacuação ou níveis onde os moradores foram instruídos a sair.