Veja imagens divulgadas pelo Hamas da libertação de 3º grupo de reféns
Neste domingo (26/11), os extremistas do Hamas libertaram 14 israelenses e 3 tailandeses; em contrapartida, Israel soltou 39 prisioneiros
atualizado
Compartilhar notícia
O grupo radical Hamas divulgou, neste domingo (26/11), um vídeo em que mostra o processo de libertação de um grupo de reféns no terceiro dia de trégua da guerra. Mais cedo, os extremistas libertaram 14 israelenses e 3 tailandeses.
O vídeo mostra o momento em que os reféns são levados pelos extremsitas a viaturas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Veja o registro:
A soltura dos reféns faz parte de um acordo firmado entre os dois lados da guerra que atinge o Oriente Médio. O Hamas concordou em soltar 50 dos mais de 200 reféns.
Desde que a trégua começou a valer, na última sexta-feira (24/11), o Hamas libertou 58 reféns, considerando israelenses e estrangeiros, enquanto Israel soltou 117 palestinos. Confira as informações separadas por dia:
1º dia de trégua (24/11):
- 13 israelenses e 11 estrangeiros libertados pelo Hamas;
- 39 prisioneiros palestinos soltos por Israel;
2º dia de trégua (25/11):
- 13 israelenses e 4 estrangeiros libertados pelo Hamas;
- 39 prisioneiros palestinos soltos por Israel;
3º dia de trégua (26/11):
- 14 israelenses e 3 estrangeiros libertados pelo Hamas;
- 39 prisioneiros palestinos soltos por Israel;
No grupo deste domingo, uma das reféns mais jovens é Avigail Idan, de 4 anos. A menina, que tem cidadania tanto israelense quanto americana, viu os próprios pais serem assassinados pelo Hamas nos ataques de 7 de outubro.
De acordo com o jornal isralense Haaretz, Alma Avraham, de 84 anos, precisou ser levada de helicóptero da Faixa de Gaza para um hospital de Israel após a libertação. O trâmite diferenciado em relação aos outros reféns, que precisaram se deslocar até a fronteira em carros, se deve à gravidade do estado de saúde da mulher.
A trégua deve durar até esta segunda (27/11). O Egito, porém, indicou que a interrupção no conflito pode ser estendida em mais um ou dois dias além do previsto. A medida garantiria a libertação de mais reféns israelenses e prisioneiros palestinos do que estava planejado.