metropoles.com

Veja identidade das vítimas de ataque em supermercado nos EUA

As vítimas tinham entre 32 e 86 anos. A mãe de uma delas soube da morte da filha por meio de um vídeo nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
John Normile/Getty Images
Imagem colorida mostra policiais em frente ao supermercado Tops, em Buffalo, Nova York, após ataque em massa de atirador - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra policiais em frente ao supermercado Tops, em Buffalo, Nova York, após ataque em massa de atirador - Metrópoles - Foto: John Normile/Getty Images

O Departamento de Polícia de Buffalo, nos Estados Unidos, divulgou os nomes das vítimas do ataque em massa que matou 10 pessoas em um supermercado de Nova York, no último sábado (14/5).

As vítimas tinham entre 32 e 86 anos. De acordo com as autoridades, morreram Roberta A. Drury, 32 anos; Aaron Salter, 55; Celestine Chaney, 65; Andre Mackneil, 53; Katherine Massey, 72; Margus D. Morrison, 52; Heyward Patterson, 67; Geraldine Talley, 62; Ruth Whitfield, 86; e Pearl Young, 77.

Veja vídeo do ataque:

A polícia também revelou os nomes das outras três pessoas que ficaram feridas, mas não correm risco de morte: Zaire Goodman, 20; Jennifer Warrington de Tonawanda, 50; e Christopher Braden, 55.

O homem responsável pelo crime chama-se Payton Gerdron. Antes do ataque, classificado pelas autoridades como um ato de “extremismo violento com motivação racial”, o atirador escreveu um manifesto de 180 páginas no qual se descreve como supremacista branco. Entre as 13 vítimas, 11 eram negras.

Quem eram as vítimas

A americana Pearl Young trabalhava como professora substituta, principalmente em educação especial, e participava de uma iniciativa para alimentar pessoas em situação de rua no Central Park. Em entrevista ao New York Post, a filha da idosa Pamela Pritchett lamentou a tragédia. “Você não espera isso quando sua mãe vai às compras”, afirmou.

Outra vítima, identificada como Ruth Whitfield, fazia compras quando o atirador abriu fogo. De acordo com o filho, Garnell Whitfield, ex-comissário dos bombeiros de Buffalo, a mulher cuidava do marido doente em uma casa de repouso há cerca de oito anos. “Ontem ela estava saindo da casa de repouso, parou na loja na esquina quando isso aconteceu”, disse.

Segundo Garnell, o pai ainda não sabe da morte da esposa. “Todos os dias cuidando do meu pai, barbeando-o, cortando as unhas, limpando as orelhas, cortando o cabelo, lavando-o, dando-lhe banho, certificando-se de que seu quarto estava decorado para as férias”, lembrou. “Ela dedicou toda a sua vida à família, mas especificamente os últimos oito anos a ele.”

Já Katherine Massey era voluntária em escolas e secretária de uma associação do bairro onde morava. Em entrevista ao The Post, a irmã da vítima Barbara Mapps afirmou que sente muita raiva do atirador. “Por favor, Jesus, não o deixe morrer. Deixe-o sofrer.”

Celestine Chaney fazia compras quando os tiros começaram, mas não conseguiu se esconder – ao contrário da irmã, que se escondeu em um freezer. “Estou com o coração partido. Minha avó foi assassinada basicamente pela cor de sua pele, em pleno 2022”, escreveu a neta em uma rede social.

A quinta vítima, Heyward Patterson, era motorista e trabalhava no momento do ataque. Ao The Buffalo News familiares e amigos o descreveram como um homem da comunidade, bastante ativo em sua igreja.

A jovem de 32 anos, Roberta Drury, morreu enquanto saía do supermercado. A mãe dela descobriu que a filha havia morrido ao ver um vídeo nas redes sociais.

Aaron Salter, ex-policial de Buffalo, foi mais uma das vítimas do ataque. Ele era segurança do supermercado e chegou a trocar tiros com o criminoso.

Outras vítimas eram Geraldine Talley, que atuou como assistente executiva; Margus D. Morrison, pai de três filhos e morador de Buffalo; e Andre Mackneil, que foi ao supermercado comprar um bolo de aniversário para o neto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?