Veja frases do discurso de Zelensky no Congresso dos Estados Unidos
Além de emblemático para a guerra na Ucrânia, é raro um líder mundial a discursar numa sessão conjunta do parlamento norte-americano
atualizado
Compartilhar notícia
Além de emblemático para a guerra na Ucrânia, o discurso do presidente Volodymyr Zelensky é histórico. É raro um líder mundial a discursar numa sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos.
Antes dele, Kamehameha, o rei do Havaí, e o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill fizeram declarações ao parlamento norte-americano, por exemplo.
Clique aqui e veja a cobertura completa da guerra na Ucrânia.
Kamehameha foi o responsável por unificar as ilhas havaianas no século 19 antes da região virar um estado norte-americano. Churchill, em janeiro de 1952, usou a palavra em meio à Guerra da Coreia.
Nesta quarta-feira, mais de 70 anos depois, foi a vez de Zelensky. O líder ucraniano falou do horror da guerra, pediu apoio e alertou que se nada for feito para impedir o presidente russo, Vladimir Putin, o mundo estará em risco.
O Metrópoles selecionou as principais frases de Zelensky durante o discurso.
- Rendição militar: “Nunca pensamos em desistir de defender a Ucrânia”.
- Apoio internacional: “Precisamos de uma união de países que parem conflitos rapidamente”.
- Reação russa sobre ingresso na Otan: “É uma ofensa brutal aos nossos valores humanos básicos. Tanques contra a liberdade de escolhermos o nosso futuro”.
- Sensibilização: “Lembrem do 11 de setembro, quando o mal tentou transformar suas cidades, territórios independentes, em campo de batalha. Estamos vivendo isso todas as noites pelas últimas três semanas”.
- Ajuda americana: “Os Estados Unidos nos ajudaram a deter o agressor”.
- Mais sanções: “Precisamos de mais restrições até que a máquina russa pare”.
- Bombardeios: “A Rússia tornou os céus da Ucrânia em fonte de morte para milhares de pessoas”.