metropoles.com

Veja como foi o retorno da tripulação da SpaceX à Terra

A cápsula da Dragon, da missão Inspiration4, pousou em segurança nesse sábado (18/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Chegada da Inspiration4
1 de 1 Chegada da Inspiration4 - Foto: Reprodução/Twitter

Inspiração. Não à toa, o nome escolhido da missão para levar quatro não astronautas ao espaço foi um sucesso. Chris Sembroski, Hayley Arceneaux, Jared Isaacman e Sian Proctor, tripulação da Inspiration4, foram os primeiros civis a darem algumas voltas em torno da Terra antes de pousar em segurança nesse sábado (18/9).

A cápsula Dragon, casa da equipe durante o tempo que o quarteto passou em órbita, pousou às 20h06 (no horário de Brasília) sobre o oceano Atlântico, próximo à costa da Flórida, nos EUA.

Segundo o Uol, os preparativos para a volta da tripulação começaram na noite de sexta (17/9). A reentrada na atmosfera é um dos momentos de maior tensão em uma viagem espacial. A chegada da cápsula – o momento de abertura dos paraquedas e de pouso na água –, no entanto, foi aplaudida pela equipe na sala de controle da SpaceX.

3 imagens
A tripulação ainda levou um susto durante a reentrada na Terra por causa de período de blackout que cortou a comunicação com a sala de controle por cerca de 4 minutos
Chris Sembroski, Hayley Arceneaux, Jared Isaacman e Sian Proctor, foram os primeiros civis a darem algumas voltas em torno da Terra antes de pousar em segurança
1 de 3

A cápsula Dragon, casa da equipe durante o tempo que o quarteto passou em órbita, pousou às 20h06 (no horário de Brasília) sobre o oceano Atlântico, próximo à costa da Flórida, nos EUA

Reprodução/Twitter
2 de 3

A tripulação ainda levou um susto durante a reentrada na Terra por causa de período de blackout que cortou a comunicação com a sala de controle por cerca de 4 minutos

Reprodução/Twitter
3 de 3

Chris Sembroski, Hayley Arceneaux, Jared Isaacman e Sian Proctor, foram os primeiros civis a darem algumas voltas em torno da Terra antes de pousar em segurança

Reprodução/Twitter
Retorno

De modo a facilitar o voo de reentrada na atmosfera da terra, a cápsula Dragon descartou partes de sua estrutura e manobrou a cabine da tripulação para a chegada.

A base da cúpula, com painéis solares e sistemas de energia para o voo em órbita, foi descartada ao longo do caminho, de modo que apenas o topo da Dragon pousou no oceano.

Ao colocar os propulsores em marcha à ré após realizar um giro de 180°, a nave direcionou a trajetória de descida, enquanto se aproximava da atmosfera terrestre.

Considerada um dos momentos mais tensos da viagem, a angulação da trajetória de retorno poderia ter colocado toda a missão em risco. Se tivesse sido muito aguda, a força-G poderia fazer com que o atrito com o ar fizesse a cápsula explodir. Caso tivesse sido obtusa, a Dragon poderia ter “quicado” na atmosfera e voltado sem controle ao espaço.

A aproximação no ângulo adequado possibilitou a “captura” da nave pela gravidade da Terra e deu-se início ao processo de reentrada. A Dragon foi equipada com um conjunto de placas de cerâmica para que não se desintegrasse ao atravessar as camadas da atmosfera terrestre. Os escudos são chamados de PICA (Phenolic-Impregnated Carbon Ablator).

Veja post da missão:

Pouso

A tripulação ainda levou um susto durante a reentrada por causa de período de blecaute que cortou a comunicação com a sala de controle por cerca de 4 minutos. Assim que o contato foi restabelecido, os quatro paraquedas da Dragon se abriram para diminuir a velocidade e realizar o pouso.

Hayley Arceneaux foi a primeira a deixar a cápsula, seguida de Sian Proctor. A tripulação foi assistida por uma equipe de resgate que os buscou no oceano.

Os quatro acenaram e foram muito aplaudidos antes de seguirem para uma exame médico e voarem de helicóptero para o continente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?