“Vax” é eleita a Palavra do Ano de 2021 pelo Dicionário de Oxford
Termo é uma abreviação para vacina em inglês e foi usado este ano em campanhas de imunização contra a Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
“Vax” foi eleita nesta segunda-feira (1º/11) como Palavra do Ano pelo Dicionário de Oxford (OED), da Inglaterra. O termo é uma abreviação para vacina em inglês e foi muito usado este ano em campanhas de imunização contra a Covid-19.
A editora sênior do OED, Fiona McPherson, disse que a escolha da palavra foi “óbvia”, pois causou “um impacto mais impressionante”.
“É uma palavra que remonta pelo menos à década de 1980, mas de acordo com nosso corpus, raramente foi usada até este ano”, destacou ela, segundo a BBC.
Além disso, a editora ressaltou a versatilidade em formar outras palavras, como vaxxie (selfie feita durante aplicação da vacina) e anti-vax (pessoa que se opõe à vacinação).
A palavra vax foi registrada pela primeira vez em inglês em 1799, enquanto os derivados vacinado e vacinar apareceram pela primeira vez em 1800. Todas essas palavras vêm da palavra latina vacca, que significa vaca.
A origem da palavra remonta à invenção da vacina, quando o médico e cientista inglês Edward Jenner desenvolveu uma vacina contra a varíola usando varíola bovina — uma infecção leve que ocorre em vacas — no final da década de 1790 e início de 1800.
Segundo a universidade, a seleção da Palavra do Ano existe para indicar palavras que reflitam “o ethos, o humor e as preocupações” das pessoas no fim de ano. O dicionário, com mais de 11 bilhões de palavras, coleta palavras de fontes de notícias em todo o mundo de língua inglesa.
Em 2020, Oxford decidiu que era um ano sem precedentes em razão da Covid-19 e a organização decidiu destacar vários termos como pandemia, covidiots, Blursday (que captura a forma como os dias da semana se confundem entre si) , além de outros sem relação direta com a pandemia, como Black Lives Matter, descolonizar e aliado.