Vaticano anuncia Semana Santa sem fiéis na Praça São Pedro
O objetivo de manter as celebrações vazia é evitar a propagação do coronavírus. Na Itália,
atualizado
Compartilhar notícia
O Vaticano anunciou neste domingo (15/03) que as celebrações da Semana Santa, realizadas tradicionalmente na Praça São Pedro, não terão a presença de fiéis. O objetivo é evitar a propagação do novo coronavírus. Até 12 de abril, as orações de Angelus só podem ser assistidas ao vivo no site do Vaticano.
“Devido à atual emergência sanitária, todas as celebrações litúrgicas da Semana Santa serão realizadas sem a presença física dos fiéis. Da mesma forma, comunicamos que domingo, 12 de abril de 2020, a recitação do ‘Angelus’ pelo papa Francisco será transmitida apenas via ‘streaming’”, informou, em comunicado.
As missas afetadas pela decisão são as do Domingo de Ramos, em 5 de abril, quinta-feira santa, no próximo 9 de abril, Sexta-feira Santa e o Caminho da Cruz no Coliseu Romano, ambas em 10 de abril. Além disso, o Sábado Sagrado da Vigília Pascal, celebrado no dia 11 de abril, e Domingo de Páscoa, em 12 de abril.
No sábado (14/03), o Papa Francisco pediu “uma oração especial pelas famílias” que estão em casa com os filhos em isolamento por causa da pandemia do Covid-19: “Eu gostaria de pedir uma oração especial para as famílias que estão com os filhos em casa de um dia para o outro, porque as escolas estão fechadas por segurança, e devem administrar uma situação difícil e geri-la bem”.