Vaso sanitário de ouro maciço é roubado durante exposição de arte
A obra se chama América e é do artista italiano Maurizio Cattelan. Peça é funcional
atualizado
Compartilhar notícia
A polícia inglesa investiga o roubo de uma obra de arte exposta no Palácio Blenheim, em Oxfordshire, na Inglaterra, durante a madrugada do último sábado (14/09/2019). A peça é um vaso sanitário de ouro de 18 quilates. A obra está avaliada em 5 milhões de dólares, segundo a Reuters.
O artista responsável pela obra chamada América é o italiano Maurizio Cattelan. A peça é funcional. O vaso foi instalado no palácio inglês como parte de uma exposição das obras de Cattelan, inaugurada na última quinta-feira (12/09).
Um homem de 66 anos foi preso suspeito de ligação com o crime, mas a obra não foi recuperada, segundo a agência France Presse. “Os criminosos entraram no palácio durante a noite e deixaram o local às 4h50. Ninguém se feriu durante a ação”, informou a polícia. “O roubo causou danos importantes e um vazamento, porque o vaso estava ligado ao encanamento do prédio. Acreditamos que o grupo tenha usado ao menos dois veículos durante o roubo”, disse o inspetor Jesse Milne.
O palácio de Blenheim é a residência do duque de Marlborough e sua família. Prédio foi o local de nascimento do líder inglês Winston Churchill.
A obra atraiu multidões, em 2016, quando foi exposta no museu Guggenheim de Nova York. A peça foi instalada de modo que o funcionamento fosse completo.