Variante Ômicron: EUA anunciam restrições a voos de países africanos
Medida assinada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, define restrições e defende vacinação mundial
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, nesta sexta-feira (26/11), que determinou a imposição de restrições aos viajantes oriundos da África do Sul e de outros sete países africanos devido à nova variante da Covid-19, Ômicron.
Esse controle não vale para cidadãos norte-americanos e entra em vigor na próxima segunda-feira (29/11).
Biden também declarou que “as notícias sobre a nova variante devem tornar mais claro do que nunca que essa pandemia não terminará até que tenhamos vacinação em nível mundial”.
O democrata convocou os cidadãos americanos a tomarem a vacina contra Covid-19, para aqueles que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante, e a procurarem as unidades de saúde para ter acesso à 3ª dose assim que se tornarem elegíveis. Ele ainda defendeu a importância da quebra de patente das vacinas.
Nova variante
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou, nesta sexta-feira (26/11), a variante B.1.1.529 do novo coronavírus, identificada na África, como uma Variante de Preocupação (VOC), o que significa que seu surgimento deve colocar os países em alerta.
De acordo com o Grupo de Aconselhamento Técnico da OMS, “a evidência preliminar sugere um risco aumentado de reinfecção com essa variante, em comparação com outros VOCs”.