metropoles.com

Vantagem em pesquisas nos “swing states” não garante vitória de Kamala

Faltando apenas uma semana para a eleição presidencial dos Estados Unidos, os candidatos estão focando suas agendas nos estados decisivos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte Metrópoles
Imagem colorida de Kamala e Trump - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Kamala e Trump - Metrópoles - Foto: Arte Metrópoles

A eleição presidencial dos Estados Unidos chegou à reta final. Faltando exatos 7 dias para o pleito, em uma corrida acirrada, os candidatos Kamala Harris e Donald Trump, estão focando as agendas nos chamados estados-pêndulo, aqueles que não têm um partido definido, ou seja, variam de eleição para eleição e, por isso, são os principais alvos dos candidatos. São eles: Michigan, Wisconsin, Pensilvânia, Nevada, Arizona, Georgia e Carolina do Norte.

Segundo pesquisa do New York Times/Siena College, Kamala Harris tem vantagem numérica em 4 desses 7 estados: Pensilvânia, Nevada, Michigan e Wisconsin. Já Trump lidera no Arizona, Georgia e Carolina do Norte.

No entanto, a liderança de ambos os candidatos é inferior à margem de erro de 3 ponto percentuais, o que deixa o cenário imprevisível.

 

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, e seu companheiro de chapa, Tim Walz, têm o objetivo de realizar comícios em todos os sete estados de batalha esta semana. Eles começaram por Michigan, nessa segunda-feira (28/10).

O ex-presidente Donald Trump fez comício na Geórgia, estado em que ele precisa vencer, nessa segunda-feira (28/10). A campanha de Trump também pretende realizar várias aparições nos estados de batalha. O companheiro de chapa de Trump, JD Vance, esteve em campanha em Wisconsin nessa segunda.

O internacionalista Emanuel Assis explica que, nas eleições dos EUA, vencer os “swing-states” é essencial para levar a Casa Branca.

“No final do jogo, os estados-pêndulos vão ser os fiéis da balança, ainda mais em uma eleição tão polarizada e tão disputada e acirrada como a que está sendo esse ano”, afirma Assis.

Veja como está o resultado de cada candidato nos estados decisivos

  • Geórgia: Segundo a pesquisa Marist divulgada na quinta-feira (17/10), Kamala e Trump estão empatados em 49%. Na pesquisa Washington Post-Schar divulgada na segunda-feira (21/10) Kamala tem 51% das intenções de voto, frente a 47% de Trump. Já a pesquisa do New York Times coloca o republicano com 48% e a democrata com 47%.
  • Carolina do Norte: De acordo com a pesquisa Marist, Trump está com 50% e Kamala 48%. Na pesquisa Washington Post-Schar o republicano aparece com 50% e a democrata 47% . A pesquisa do New York Times coloca Trump com 48% e Kamala com 47%.
  • Arizona: Trump lidera com 50%, e Kamala tem 49%, segundo o levantamento da Marist. Na pesquisa Washington Post-Schar School, Trump está à frente por três pontos 49% a 46%. A pesquisa do New York Times coloca Trump com 48% e Kamala com 47%.
  • Wisconsin: Segundo a pesquisa Marist, Kamala tem 50% das intenções de voto e Trump 49%. Na pesquisa do Washington Post-Schar, a democrata aparece com  50% e o republicano com 47%. A pesquisa do New York Times coloca Kamala com 49% e Trump com 48%.
  • Pensilvânia: Segundo a pesquisa Marist divulgada na quinta-feira, Kamala e Trump estão empatados em 49%. Na pesquisa Washington Post-Schar, Kamala aparece com 49% e Trump com 47%. A pesquisa do New York Times coloca Kamala com 49% e Trump com 48%.
  • Michigan: Segundo a pesquisa Marist, Kamala tem 52% das intenções de voto e Trump 47%. Na pesquisa do Washington Post-Schar, a democrata aparece com 49% e o republicano com 47%. A pesquisa do New York Times coloca Kamala com 49% e Trump com 48%.
  • Nevada: A pesquisa Marist aponta empate entre Kamala e Trump em 48%. Na pesquisa do Washington Post-Schar, os dois estão empatados com 48% das intenções de voto. A pesquisa do New York Times coloca Kamala com 49% e Trump com 48%.
11 imagens
Vance e Trump
Kamala Harris e Beyoncé em evento de campanha no Texas
Donald Trump em debate
Vice-presidente dos EUA, Kamala Harris
Donald Trump
1 de 11

Michelle Obama e Kamala Harris em comício no Michigan

Brandon Bell/Getty Images
2 de 11

Vance e Trump

Melissa Sue Gerrits/Getty Images
3 de 11

Kamala Harris e Beyoncé em evento de campanha no Texas

Jordan Vonderhaar/Getty Images
4 de 11

Donald Trump em debate

Win McNamee/Getty Images
5 de 11

Vice-presidente dos EUA, Kamala Harris

Win McNamee/Getty Images
6 de 11

Donald Trump

Emily Elconin/Getty Images
7 de 11

Donald Trump e Kamala Harris debatem em meio ao processo eleitoral

McNamee/Getty Images
8 de 11

Joe Biden e Kamala Harris

Kevin Dietsch/Getty Images
9 de 11

Kennedy Jr. e Trump

Rebecca Noble/Getty Images
10 de 11

Kamala Harris e Tim Walz

Walz Andrew Harnik/Getty Images
11 de 11

Trump

Nic Antaya/Getty Images

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?