Uruguai identifica variante do novo coronavírus vinda do Brasil
Mutação teria entrado no país pelas cidades de Rocha e Rivera, que ficam na fronteira com o Rio Grande do Sul
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Saúde do Uruguai, Daniel Salinas, informou, nesta quinta-feira (4/2), que cientistas identificaram o ingresso, no país, de uma nova variante do coronavírus vinda do Brasil.
A descoberta foi feita pelo consórcio de sequenciamento genômico formado pela Universidade da República do Uruguai (Udelar), o Instituto Pasteur Montevidéu e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Se identificó el ingreso de una variante denominada P.2 procedente de Brasil. Asimismo el Laboratorio de Salud Pública Sección Virologia Dr. Chiparelli, continúa con la vigilancia luego de la capacitación con Seccion Virologia de Fac. Ciencias.
— Daniel Salinas (@DrDanielSalinas) February 4, 2021
Segundo o site El País, que antecipou a informação nessa quarta-feira (3/2), a variante teria entrado no país pelas regiões da Rocha e de Rivera, que ficam na fronteira com o Rio Grande do Sul.
Identificada em quatro amostras de pacientes no Uruguai, a variante, porém, não seria a mesma de Manaus (AM), nem a do Reino Unido. A mutação estaria se espalhando pelo sul do Brasil há três meses.