metropoles.com

Uruguai: conheça Orsi, presidente eleito e pupilo de “Pepe” Mujica

Candidato da coalizão de esquerda Frente Ampla foi o vencedor das eleições presidenciais do Uruguai nesse domingo (24/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/X
Yamandú Orsi
1 de 1 Yamandú Orsi - Foto: Reprodução/X

Nascido na roça, militante de esquerda e herdeiro político do ex-presidente José “Pepe” Mujica: este é Yamandú Orsi, de 57 anos, eleito nesse domingo (24/11) presidente do Uruguai.

Candidato da coalisão de esquerda Frente Ampla, Orsi disputou o segundo turno das eleições com o candidato do Partido Nacional, o conservador Alvaro Delgado, apoiado pelo atual presidente, Lacalle Pou.

A disputa foi apertada: com 100% das urnas apuradas, Orsi obteve 49,84% dos votos e Delgado, 45,87%.

O presidente eleito ganhou destaque no pleito após o forte apoio do ex-presidente “Pepe” Mujica. No primeiro turno das eleições, Mujica subiu ao palco, mesmo com a saúde fragilizada, para defender seu candidato.

Companheira de chapa de Orsi, Carolina Cosse (na foto em destaque), ex-prefeita de Montevidéu, será vice-presidente do Uruguai.

Casa sem luz

Yamandú Ramón Antonio Orsi Martínez tem 57 anos e nasceu na zona rural do Uruguai, na cidade de Canelones, em uma família humilde. Ele conta que a casa em que cresceu não tinha luz e que estudou em escola pública.

Orsi foi casado duas vezes, mas teve filho apenas com a segunda mulher, Laura Alonso Pérez. Ele é pai de um casal de gêmeos, de 11 anos.

O novo presidente se formou em 1991, como professor de história. Yamandú Orsi lecionou para alunos do ensino médio até 2005, quando iniciou sua vida política. Orsi atuou como secretário-geral por quase 10 anos e, depois, como prefeito Canelones por dois mandatos — o último teve início em 2020.

Em julho de 2024, ele renunciou ao cargo de prefeito para disputar as internas partidárias da Frente Ampla, que venceu com mais de 60% dos votos.

As promessas de campanha de Orsi focaram em políticas ambientais, apoio aos pequenos produtores e inclusão social. Com sua vitória, a esquerda volta à Presidência após o governo de Lacalle Pou, de centro-direita.

Parabéns de Lula

Logo após a confirmação da vitória de Orsi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lhe deu os parabéns. Lula também cumprimentou o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, que apoiou Orsi e a quem o petista chamou de “amigo”.

“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a frente ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, disse Lula na rede social X.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?