metropoles.com

Mais de 85 mil crianças são vacinadas contra pólio na Faixa de Gaza

A campanha foi iniciada nesse domingo (1º/9) e realiza a vacinação de crianças menores de 10 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ashraf Amra / Getty Images
Imagem colorida de vacinação em gaza - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de vacinação em gaza - Metrópoles - Foto: Ashraf Amra / Getty Images

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) começou, nesse domingo (1º/9), a vacinação contra poliomielite em crianças abaixo de 10 anos na Faixa de Gaza. No primeiro dia, mais de 85 mil crianças foram vacinadas, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (2/9).

“Agradecemos ao Ministério da Saúde da Palestina, ao Unicef, à OMS, à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente e às equipes dedicadas atuando em campo. Juntos, estamos um passo mais próximos de interromper a transmissão da doença e salvar a vida de crianças”, escreveu a Unicef em postagem no Instagram.

O representante da OMS na Palestina, Rik Peeperkorn, anunciou que um acordo entre Israel e o grupo palestino Hamas foi firmado para autorizar que as crianças fossem vacinadas contra a poliomelite, as chamadas pausas humanitárias. As informações são da Agência Brasil.

“Discutimos com autoridades israelenses e concordamos com pausas humanitárias por três dias. “Não vou dizer que este é o caminho ideal a ser seguido. Mas é uma forma viável de avançar. Precisamos interromper a transmissão de pólio em Gaza e fora de Gaza. Claro que todas as partes terão de se ater a isso. Precisamos garantir que, durante todos esses dias, possamos implementar a campanha em meio à pausa humanitária”, disse Rik Peeperkorn.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na última sexta-feira (30/8), havia afirmado que o temor era não conseguir vacinar todas as crianças nos três dias autorizados à pausa humanitária na região.

“Por conta da insegurança na região, das estradas e estruturas danificadas, das populações se deslocando e sendo realojadas, três dias para cada rodada, provavelmente, não serão suficientes para alcançar a cobertura adequada. A cobertura vacinal será monitorada ao longo da campanha e foi acordado que a vacinação será estendida por um dia, caso necessário.”

A campanha foi idealizada após a confirmação, em agosto, do primeiro caso de pólio em Gaza 25 anos depois de a doença ter sido extinta da região.

“A OMS e seus parceiros trabalharam arduamente para colher e transferir amostras da criança para testagem em um laboratório certificado na região. O sequenciamento genômico confirmou que o vírus está ligado à variante do poliovírus tipo 2, detectada em amostras ambientais recolhidas em junho em águas residuais de Gaza. A criança, que desenvolveu paralisia na perna esquerda, está em situação estável”, informou Tedros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?