metropoles.com

Unicef: guerra da Ucrânia já barrou educação de 5 milhões de crianças

Segundo a Unicef, o conflito que ocorre há 11 meses e a pandemia da Covid atrapalham o desenvolvimento educacional das crianças ucranianas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter/Zelensky
ataques ucrania 1010
1 de 1 ataques ucrania 1010 - Foto: Reprodução/Twitter/Zelensky

Segundo o relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) publicado no Dia Internacional da Educação, em 24 de janeiro, o impacto da Guerra da Ucrânia agrava os dois anos de educação perdidos devido à pandemia da Covid-19.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia ocorre há 11 meses. A entidade ainda solicitou um apoio maior “para garantir que eles [as crianças] possam continuar a aprender”.

Nas redes sociais, a Unicef afirma que apoia a recuperação de escolas e pré-escolas na Ucrânia.

Para o diretor regional da Unicef na Europa e Ásia Central, Afshan Khan, as escolas fornecem um senso crucial de estrutura e segurança para as crianças e que “perder o aprendizado pode ter consequências para toda a vida”.

“Não há botão de pausa. Não é uma opção simplesmente adiar a educação dos filhos e voltar a ela depois que outras prioridades forem abordadas, sem arriscar o futuro de uma geração inteira”, disse Khan.

A Ucrânia sofreu diversos ataques em zonas urbanas e públicas, em que as escolas e pré-escolas estavam localizadas. Milhares delas foram danificadas ou destruídas por mísseis e armas de guerra enviados pela Rússia.

Segundo a Unicef, mais de 2 milhões de crianças estavam matriculadas em escolas on-line e 1,3 milhão seguiam o ensino híbrido, alternando entre aulas presenciais e virtuais.

Porém, para a entidade, os “ataques recentes contra a eletricidade causaram blecautes generalizados que também afetaram a educação”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?